Sesc Campos terá programação especial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
22/10/2019 09:32 - Atualizado em 26/10/2019 09:13
Genilson Pessanha
Vai começar a 16ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo levar a ciência para o grande público, incentivar jovens a buscarem o conhecimento científico e tecnológico, além de promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável. Em Campos, o Sesc participará de quarta (23) a sexta-feira (25), com uma programação diversificada, que inclui atração de mágica, poesias, exposição fotográfica, oficinas de plantio e visitas ao planetário, à Casa Sustentável, jardim sensorial e a outros espaços verdes da unidade. Todas as atividades são gratuitas e com classificação livre.
Criada em 2004 pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional visa mobilizar a população em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a inovação e destacando a importância da ciência e da tecnologia para a vida de todos e o desenvolvimento do Brasil.
Mágica — Na quarta-feira, haverá apresentações artística voltada para a ciência ou mágica, às 9h e 14h. A proposta é motivar estudantes a descobrirem o prazer de aprender usando a diversão como ferramenta. Em uma sequência de mágica, são utilizados conteúdos de matemática, química e física, despertando no aluno a imaginação e a curiosidade, incentivando-os buscar conhecimento. As apresentações de mágica são feitas com intervenções de ilusionismo. Há habilidades envolvendo processos cognitivos mais sofisticados, como investigar, analisar e criar, em contraposição a outros mais passivos, como lembrar e identificar.
Planetário — O surgimento do universo, o sistema solar, a dinâmica de outros planetas e a composição da Via Láctea são assuntos da astronomia que mexem com o imaginário de crianças e adultos. Neste sentido, o Planetário Sesc propõe atividades educativas para apresentar a ciência ao público de forma lúdica, prática e em diálogo com o cotidiano. A cúpula inflável, com projeção de 360°, desperta o interesse e a curiosidade para aprender sobre os mistérios do universo. A realização faz parte do Projeto Arte C&T Instalações Itinerantes. É uma ferramenta pedagógica para auxiliar os professores, contribuindo para a popularização da ciência. O público alvo do projeto é formado por alunos da rede de ensino pública e privada. Inicialmente, a visitação será realizada mediante a agendamento prévio de grupos. O planetário funcionará na quarta, quinta (24) e sexta (25), de 9h às 17h.
Genilson Pessanha
Fotos em 360º
— Outra opção é uma mostra fotográfica em que apresenta ao público pontos da cidade de Campos dos Goytacazes — e também de outras regiões do país — em um ângulo diferente, com imagens aéreas feitas com drone e câmera 360°. O trabalho, feito pelo radialista e videomaker Julio Cossolosso, apresentador da Folha FM 98,3, pode ser explorado pelos visitantes através de óculos de realidade virtual, propiciando uma visualização com grande riqueza de detalhes. A exposição poderá ser visitada quarta, quinta e sexta, de 9h às 17h.
Observando o céu — Na atividade, o público aprenderá a identificar constelações, planetas e satélites. A observação será feita através de telescópios e aplicativos. Será possível participar na quarta, quinta e sexta, de 9h às 17h.
Intervenção poética — Atores vão circular com um guarda chuva no qual estão contidos versos de grandes poetas em domínio público e provérbios populares sobre o meio ambiente, a importância da água, da reciclagem e da preservação da fauna e flora para o equilíbrio ambiental. O evento acontecerá quarta e quinta-feira, de 9h às 17h.
Casa Sustentável — Dividida por estações de aprendizagem sustentável, economia de água e energia elétrica, reaproveitamento do lixo, minhocasa, horta, cidadania e boas ações, a Casa Sustentável oferece um aprendizado prático para ajudar a salvar o planeta. Visitações de quarta a sexta-feira, entre 9h e 17h.
Visita mediada — Texturas, aromas, cores, sabores e sons. Todos esses aspectos compõem o jardim sensorial, capaz de aguçar os cinco sentidos através das plantas, da água e de outros elementos naturais. O visitante será guiado a conhecer também as espécies arbóreas presentes no jardim do Casarão das Artes do Sesc. A visita finda com uma roda de conversa no lounge sustentável, sobre a importância e a necessidade de espaços verdes no espaço urbano, assim como uma breve reflexão sobre mudanças das práticas diárias que impactam diretamente o equilíbrio do ambiente em que vivemos. Atividade de quarta a sexta, das 9h às 17h.
Oficinas — Através do Projeto Sesc+ verde, as oficinas propõem o desenvolvimento de técnicas diversas de jardinagem e plantio. A programação, com oficinas de 9h às 17h na quarta, quinta e sexta, tem como objetivo incentivar a criação de espaços verdes domésticos e o plantio do próprio alimento, entre outros.
Fonte: Sesc.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS