Livro histórico sobre primeiro centenário campista será tema de mesa na Uenf
Matheus Berriel 19/10/2019 11:14 - Atualizado em 26/10/2019 09:10
Divulgação
Uma das obras referenciais para a cidade de Campos dos Goytacazes será tema de mesa-redonda com os organizadores da publicação, como parte da programação da XI Mostra de Extensão, que reunirá o Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de terça-feira (22) a sábado (26). O livro “Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos”, publicado em 1935 por Horacio de Souza, será debatido quinta-feira (24), às 18h, no Anfiteatro 4 do Centro de Convenções da Uenf, em Campos. Participarão da mesa temática os professores que estiveram diretamente envolvidos no preparo da edição de 2014: Gustavo Gomes Lopes e Maria Catharina Queiroz Prata, ambos do IFF, e Teresa Faria, da Uenf.
Na obra, a cidade de Campos é apresentada ao leitor com riquíssimas referências sobre o desenvolvimento do município, dentre elas as questões sociais, políticas, econômicas e urbanísticas, oferecendo uma dimensão do período que compreende na obra a criação da cidade, a administração pública e a cidade incipiente.
“Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos” integra a Série Memórias Fluminenses, da Essentia Editora do IFF, que tem como objetivo republicar livros referenciais para a história e as identidades culturais no âmbito das regiões em que atua. Seus volumes normalmente mantêm a ortografia da época da primeira publicação e a transcrição do conteúdo do livro original, a fim de garantir ao leitor o acesso mais próximo possível de uma transcrição fiel ao texto original.
— No aniversário de 110 anos da educação profissional, vale destacar que a publicação (do livro “Cyclo Aureo: Historia do 1º Centenario de Campos””, de 1935, foi impressa à época pela Escola de Aprendizes e Artífices, que deu origem ao que atualmente é o Instituto Federal Fluminense, demonstrando o compromisso constante que a educação profissional e tecnológica possui com a memória e a cultura regionais, estando sempre intrinsecamente relacionada com a territorialidade onde se insere — destacou Paula Borges Bastos, integrante da Comissão de Editores Científicos da Essentia e editora assistente da Série Memórias Fluminenses. É possível ler a obra pelo site da Editora Essentia, onde também estão disponibilizados os demais livros publicados recentemente.
A proposta dos eventos como o da próxima semana é divulgar as obras produzidas pela Essentia Editora do IFF nos âmbitos institucional e externo, além de promover a interação entre autor e os leitores. Trata-se de um momento para troca de ideias e debate, de modo a enriquecer o conhecimento dos participantes sobre o tema.
Neste ano, a Essentia Editora publicou sete livros, sendo quatro frutos dos editais de apoio à publicação que o IFF lança anualmente, abertos à comunidade. Além de disponibilizar a versão digital, os livros impressos também são distribuídos durante seus lançamentos.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS