Exposição de artes abrirá Festival de Esquetes de Macaé
18/10/2019 16:31 - Atualizado em 26/10/2019 09:11
Pela primeira vez em Macaé, o artista plástico carioca Alexandre Moure, de 44 anos, estará expondo suas obras de 21 e 27 de outubro, na Galeria de Arte Hindemburgo Olive, do Teatro Municipal, das 9h às 17h. A exposição está inserida na programação do Festival de Esquetes de Macaé (Festim) 2019, que acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 18h. O festival é realizado e produzido por Aldebaran Bastos, com o apoio da Prefeitura Municipal através da secretaria de Cultura.
Com o tema Ambiente Ambivalente — do Consumo ao Descaso, a mostra tem a intenção de causar uma reflexão a respeito do atual quadro ambiental do planeta e incentivar a discussão, além de tratar de questões específicas da pintura que são de interesse de estudiosos e admiradores da arte em geral.
— Essa exposição visa trazer a reflexão sobre a responsabilidade do ser humano em relação ao meio ambiente. Através da pintura à óleo sobre tela, tento retratar como a população cuida da natureza, essa que nos proporciona tantos alimentos de forma gratuita — disse Alexandre.
O carioca vê na arte uma poderosa ferramenta de transformação. “Gosto de pintar algo que não seja apenas para ser contemplado, mas que levante questões do mundo contemporâneo e da sociedade na qual estamos inseridos”, concluiu o artista, que também utiliza outras técnicas, como nanquim e aquarela, além da gravura.
Festim 2019 — Com a aproximação do mês em que se comemora a cultura, Macaé se prepara para receber uma mostra competitiva de cenas que reunirá grupos teatrais de várias partes do país para apresentações gratuitas no Teatro Municipal. Com temas atuais e abordando assuntos diversos, utilizando a comédia, o drama, a farsa e outras linguagens teatrais, o Festim visa fomentar a arte, promover o acesso gratuito à cultura e incentivar os jovens ao ingresso no universo dos festivais, fomentando assim a inclusão, reflexão e transformação. Foram selecionados 20 trabalhos, que concorrem aos prêmios em dinheiro e troféus de melhor direção, melhor ator, melhor atriz, melhor texto inédito e prêmio especial do júri.
O evento também é um projeto sociocultural. O ingresso é trocado por um quilo de alimento não perecível. O material que for arrecadado será doado para instituições sociais do município. Em três anos de existência do Festim já foi doada uma tonelada de alimentos.
Além da mostra competitiva, a quarta edição do festival terá convidados especiais, com a participação de companhia de dança, poeta e um corpo de jurados.
Fonte: Prefeitura de Macaé.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS