Curso de Formação Continuada em História e Cultura Afro-brasileira tem início em Campos
11/10/2019 20:08 - Atualizado em 17/10/2019 14:00
Divulgação - Supcom
Já começaram as aulas do Curso de Formação Continuada em História e Cultura Afro-brasileira, para professores da rede municipal de ensino, lançado pela Prefeitura de Campos através de parceria da superintendência municipal de Igualdade Racial (Supir) e a secretaria municipal de Educação Cultura e Esporte (Smece). As aulas acontecem no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura de Campos. Interessados ainda podem se inscrever, enviando e-mail para [email protected].
Na abertura do curso, quarta-feira (09), o superintendente de Igualdade Racial, Rogério Siqueira falou sobre a importância da especialização do tema com professores e na expectativa de que a iniciativa seja referência para os municípios da região.
— Poder trabalhar isso no nosso alunado, no país que é o maior em quantidade de afrodescendentes fora de África no mundo, é de extrema importância, e em Campos, sobretudo, porque está entre as três cidades que mais receberam negros escravizados em toda a história do país. Isso, a partir de Campos, acredito que vai ser também caixa de ressonância para que outros municípios se sintam incentivados a avançar nessa pauta — pontuou.
A primeira aula, sobre sonoridades, foi ministrada pelo professor Giovane do Nascimento, responsável pelo Grupo de Estudos e Práticas Musicais (Gepmu) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que falou sobre a cultura musical com origem na África e a importância de o indivíduo reconhecer sua ancestralidade cultural.
Convidado pelo professor Giovane, Wilson dos Santos levou sua pesquisa sobre bois pintadinhos em Macaé e a aplicação de suas descobertas com seus alunos no Colégio Municipal Botafogo, em Macaé.
O curso continua com vagas disponíveis e conta para os 3% de carga horária em capacitação. Confira as aulas das próximas semanas:
• 16/10: Uesi/Neabi/Uenf
Responsável: Profª Lilian Sagio
Curso: Formação em Leitura Crítica e Produção Audiovisual das Expressões Culturais Afro-brasileiras. Produção de fotografias e vídeos com educandos.
• 23/10: Nepecgim/UFF
Responsável: Prof. Edimilson Mota
Curso: A caixa dos sentidos e a construção da identidade racial na Educação Infantil
• 30/10: Reafro/UFF)
Responsável: Prof. Rodrigo Rezende
Curso: Pensar em propostas para o uso de mitologias africanas no ensino de história da cultura afro-brasileira.
• 06/11: Núcleo Estudos de Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas (NARUA/UFF)
Responsável: Luiz Gustavo Mendel Souza
Curso: Exploração dos recursos didáticos para a elaboração de instrumentos para uma aula antirracista, como: desenhos, músicas, contos, contação de histórias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS