FDP! vai acontecer de 02 a 30 de novembro
Matheus Berriel 11/10/2019 19:55 - Atualizado em 17/10/2019 13:58
Foto: Rodrigo Silveira
A terceira edição do Festival Doces Palavras (FDP!) acontecerá de 02 a 30 de novembro com atrações em vários locais. O formato foi oficializado no início da noite desta sexta-feira (11), em reunião no Espaço Multicultural Kátia Macabu, envolvendo produtores culturais independentes e representantes da Associação de Imprensa Campista (AIC) e da Associação de Doceiras de Campos (ADC), que já integravam a curadoria do evento junto à Academia Campista de Letras (ACL) antes da desistência da Prefeitura em realizá-lo. A programação do festival ainda está sendo montada.
— A reunião de hoje concretizou a ideia levada na primeira, de fazer o FDP! pela sociedade civil, envolvendo as entidades culturais e artistas do município, de forma descentralizada, para que cada entidade, cada espaço cultural possa promover a sua programação, e que essa programação seja inserida dentro do FDP!. A gente acredita que vai ser muito importante para a captação de público também, porque, fazendo em vários espaços, vai fazer com que pessoas que vão circular por esses espaços possam até mesmo entender o propósito de valorização da cultura campista. E, certamente, essas pessoas que não tiveram oportunidade de ir no formato original de quatro dias na praça do Liceu e no entorno, com essa distribuição dos espaços, acho que vão entender bem qual o sentido e a importância, o porquê de a gente estar insistindo na necessidade de fazer o FDP! de qualquer maneira — afirmou o presidente da AIC, Wellington Cordeiro.
De acordo com Wellington, representantes de mais de 20 espaços artístico-culturais já se disponibilizaram a participar do evento. O Espaço Multicultural Kátia Macabu, Centro Cultural Marcelo Sampaio, Oráculo Espaço do Saber e a Academia Pedralva Letras e Artes foram algumas das entidades representadas na reunião desta sexta. Também deve haver atrações promovidas pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Santa Paciência Casa Criativa, entre outros. Um edital de chamamento será divulgado na próxima segunda-feira (14) para que outros produtores culturais enviem suas propostas.
— Isso mostra o momento que Campos está passando também, com um rico cenário de espaços culturais independentes do poder público. Essa situação, na nossa visão, vai favorecer muito o fortalecimento do festival — disse Wellington. — Nesse edital a gente vai colocar os critérios. O trabalho apresentado tem que ser dentro do espírito da construção do FDP!, que é um espírito totalmente voltado para a valorização da cultura do município — pontuou.
Já foi divulgado no Facebook uma chamada de trabalhos acadêmicos para as sessões científicas do FDP!, que serão realizadas pelo Centro Universitário Fluminense (Uniflu). A organização ficará a cargo da professora Jacqueline Deolindo, coordenadora do curso de jornalismo da instituição. As pesquisas selecionadas serão apresentadas nos dias 18 e 19 de novembro, das 17h às 21h30, no Uniflu.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS