Museu Histórico de Campos recebeu oficina técnica
Matheus Berriel 09/10/2019 19:06 - Atualizado em 17/10/2019 13:59
Genilson Pessanha
Foi encerrada nesta quarta-feira (09), no Museu Histórico de Campos, a oficina técnica “Programa Educativo-Cultural”, promovida dentro do programa de capacitação da superintendência de Museus (SMU), vinculada à secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec/RJ), por meio dodo Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ). A oficina foi ministrada pela assistente de difusão cultural da SMU, Beatriz Barcelos.
— A proposta mesmo é oferecer essas capacitações aos museus do interior, prestar essa assessoria técnica. Os museus do interior já caminham com suas próprias pernas, mas é para se qualificarem tecnicamente. Senti muita vontade aqui no Museu Histórico de Campos, que é muito acolhedor. A gente fala de museu vivo, museu aberto para a comunidade, e todas as discussões eu encontrei aqui. Esse museu está muito avançado, muito bem consolidado, e a gente vem mais para conhecer essas realidades e compartilhar. Como a gente está rodando em todo o estado do Rio de Janeiro, a gente leva um pouquinho dessas experiências que a gente vai conhecendo para outros municípios conhecerem. São experiências modelos e muito inspiradoras — comentou Beatriz.
Durante os dois dias da oficina, iniciada na terça-feira (08), foram registradas 25 inscrições. Constavam na pauta temas como planejamento, execução e avaliação de ações educativas em museus; compromisso social; desafios contemporâneos com educação e patrimônio; aspectos teórico-metodológicos relacionados à ação cultural e educativa dos museus; e a ação museológica como ação educativa e de comunicação.
— A importância se dá realmente para absorver mais informações e troca de experiências voltadas para a educação patrimonial e museal; novas práticas de abordagem com as visitações. Eu gostei muito da oficina, foi muito propícia a troca de aprendizados. Eu já conhecia a Beatriz, conheço o trabalho dela, a gente já tem esse trabalho com a superintendência de Museus, e tê-la aqui na cidade foi uma troca muito importante para mim, enquanto historiadora e educadora, e também para os funcionários do Museu, os estagiários principalmente, que acabam fazendo a visita guiada ao Museu, a mediação. Essa visita foi muito importante para a gente pensar e rever as nossas práticas já utilizadas — disse a diretora do Museu Histórico, Graziela Escocard.
Ao final da oficina foi idealizada uma exposição interativa a partir dos participantes. O tema será o Morrinho, com ações no Museu Histórico e na própria comunidade. Detalhes ainda serão divulgados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS