Quarta idade: vamos beber até a última gota do vinho da vida
07/10/2019 01:56 - Atualizado em 13/10/2019 19:05
Apesar da população viver cada vez mais, os brasileiros estenderam suas existências em velocidade recorde: duas vezes mais rápido que a média mundial, segundo dados comparativos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Desafiando estimativas, é cada vez mais comum pessoas de 80 anos dividirem com jovens o assento do ônibus, a cadeira da universidade, o aparelho da academia de ginástica. As faixas etárias tradicionais já não lhes contemplam, por isso criou-se uma nova nomenclatura: a quarta idade. Trata-se de fenômeno mais visível nos países desenvolvidos, mas cuja tendência já pode ser notada em escala planetária.
O avanço da medicina preventiva, as descobertas de vacinas e curas para doenças graves, assim como a popularização de procedimentos estéticos resultam em organismos mais preservados com aparências viçosas. Dessa forma, o conceito de velhice não se aplica mais aos 60, e o fim da vida foi empurrado a ponto de muitos colecionarem os 100 anos.
Vivemos uma “revolução da longevidade”. Apesar da quebra de paradigma, ainda estamos aprendendo a lidar com a quarta idade. É comum, até hoje, pensarmos no idoso como um ser incapaz, que deve esperar (deitado) a morte chegar.
O panorama que se aproxima é incerto. Só não há dúvida de que as reflexões sobre a quarta idade – e como vivê-la – são cada vez mais necessárias. As novas gerações de idosos têm o papel de conquistar esse novo tempo que a medicina ganhou para eles, uma terra desconhecida. Porque, como dizia o filósofo inglês Thomas Hobbes, existe algo pior que viver uma vida “solitária, pobre, ruim, tosca e breve”. É viver uma vida solitária, pobre, ruim, tosca... e longa.
Portanto, aproveitemos enquanto é tempo e vamos beber até a última gota do vinho da vida. Até porque, quando se chega à quarta idade, todos os pedágios já foram pagos, e a estrada a ser percorrida ainda pode ser longa, larga e bela.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]