Demora na duplicação da BR-101: o lado ambiental
31/10/2019 14:15 - Atualizado em 31/10/2019 14:21
O biólogo Leandro Monteiro enviou, nos comentários da nota publicada aqui anteontem, "Demora na duplicação da BR-101 gera perda de vidas", uma posição de quem é da área de meio ambiente e acompanha de perto a questão ambiental no caso da duplicação da BR-101. Confira abaixo o texto do biólogo, que serve de contraponto à nota:
Prezado Christiano,
É importante verificar as informações postadas com todos os lados da história, para não cometer injustiças. Há anos venho desenvolvendo pesquisas na Reserva Biológica União e acompanho de perto o processo que envolve o licenciamento para a duplicação da BR-101.
Em primeiro lugar, a Reserva União abrange o trecho entre os km 182 e 190 da BR-101. Deste modo, não é correto afirmar que o atraso na duplicação do trecho entre o 144 e o 182 tenha a ver com a Reserva. Na maior parte, existem disputas da Autopista com comunidades locais por diferentes motivos que nada tem a ver com o que você noticiou.
Em segundo lugar, é comum políticos e órgãos de imprensa fazerem referência a uma suposta “demora” nos processos de licenciamento para gerar pressão e mobilização de opinião pública para acelerar empreendimentos.
Garanto que nenhum órgão ambiental é contra a duplicação da rodovia, mas também não é possível aceitar que etapas sejam ignoradas ou a legislação seja deixada de lado. A “demora” neste caso decorre de termos servidores públicos responsáveis no processo, que não aceitaram estudos de impacto que não atendiam requisitos.
Temos muitos exemplos recentes no Brasil nos últimos anos, onde tragédias ambientais têm acontecido repetidamente por conta de negligência e “pressa”. Inclusive com custo de vidas humanas.
Em último lugar, é errado atribuir as mortes por acidentes na rodovia à falta de duplicação, quando os verdadeiros culpados são os motoristas imprudentes. É importante não perder de vista o que realmente importa.
Agradeço a oportunidade de esclarecimento, pois a propagação de ideias simplistas e equivocadas pode formar opiniões erradas e não ajuda na proteção do nosso futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]