Heptacampeão
21/10/2019 16:30 - Atualizado em 21/10/2019 19:46
Foto: Alexandre Vidal - Flamengo
Foto: Alexandre Vidal - Flamengo
A campanha espetacular do Flamengo de Jorge Jesus, que enfim fez o clube valer o poderio financeiro dos últimos anos em conquistas e bom desempenho dentro do campo, praticamente garantiu ao rubro-negro, jogando o melhor futebol do país na atualidade, o heptacampeonato brasileiro.
Só um desastre de proporções bíblicas tira o título do Brasileiro do Flamengo, não só pela gigante vantagem de 10 pontos na tabela em apenas 27 rodadas, mas pela supremacia em campo e pela falta de adversários que tenham desempenho e futebol à altura.
Será a sétima conquista do Brasileiro pelo Flamengo. As outras foram em 80, 82, 83, 87, 92 e 2009. Na contagem oficial o clube terá 6 conquistas, pela decisão bizarra, esportivamente, da justiça em obrigar a CBF a não considerar 1987 como conquista.
Na antiga contagem de 1971 para cá, o Flamengo passaria a ser, ao lado do Corinthians, o maior vencedor de Brasileiros, com 7 conquistas. Palmeiras e São Paulo viriam logo atrás, com 6. Vasco teria 4. Inter, Fluminense e Cruzeiro 3.
A atual contagem computa, com justiça, os campeonatos Roberto Gomes Pedrosa de 1967 a 1970, o "Robertão", que de fato eram os Brasileiros da época, pois reuniam equipes de todo o país, divididas em dois grupos nos quais todos jogavam contra todos.
A CBF também incluiu na contagem atual os campeões da Taça Brasil, de 1959 a 1968, um equívoco, no meu ponto de vista. A competição era similar ao início da Copa do Brasil, com a participação somente de campeões estaduais e os times mais fortes apenas entrando na fase decisiva, muitas vezes, diretamente na semifinal. Se fosse para unificar, seria mais plausível Taça Brasil com Copa do Brasil.
Com a inclusão do Robertão e da Taça Brasil na contagem oficial do Brasileirão, o Palmeiras passou a ser o maior campeão brasileiro, com 10 conquistas, seguido pelo Santos, com 8. Corinthians e, agora, o Flamengo, vem depois com 7, deixando para trás o São Paulo com 6. Vasco, Fluminense e Cruzeiro têm 4 e o Inter 3. Bahia, Botafogo e Grêmio possuem 2.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]