1,5 milhão a menos
02/10/2019 22:40 - Atualizado em 02/10/2019 22:42
O serviços de TVs por assinatura fecharam agosto deste ano com 16,35 milhões de assinantes no Brasil, uma queda de mais de 1,5 milhão em relação ao mesmo mês do ano passado, equivalendo a 8,4% e menos. É uma tendência que vem ocorrendo há quase cinco anos.
O auge do mercado de TVs por assinatura ocorreu no final de 2014, quando atingiu aproximadamente 20 milhões de assinantes. De lá para cá, junto com a crise, o crescimento do streaming, a difusão das Smart TVs e o tempo excessivo conectado aos smartphones, o número de assinantes das operadoras de TVs pagas vem caindo ano a ano.
Com o bolso mais curto e boas opções no streaming, como Netflix, GloboPlay e YouTube, entre outros, telespectadores vem trocando a TV por assinatura por uma opção mais em conta. E o ritmo segue acelerado. Em 2018 a perda foi de 549 mil assinantes. Essa queda se acentuou agora para 1,5 milhão em 12 meses, segundo os dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O fenômeno não é só no Brasil. Nos EUA o ano de 2019 tem sido marcado como o pior da história das TVs por assinatura, com queda de cerca de 10% do número de assinantes em relação a 2018.
Fontes: Anatel, IG, Valor Investe, Notícias da TV e Estado de Minas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]