P-50: produção parada de plataforma assombra próximas arrecadações dos royalties
14/10/2019 22:36 - Atualizado em 14/10/2019 22:42
Reprodução
Reprodução
 A cidade de Campos dos Goytacazes experimenta o ditado popular inverso: 'depois da bonança vem a tempestade'. Após a grande era dos royalties, chegando a arrecadar 8 bilhões (sem levar em consideração a venda do futuro) de 2009 a 2016, Campos vivencia uma arrecadação longe de outros tempos.
 Para agravar ainda mais a situação, a plataforma P-50, na Bacia de Campos, está parada há 3 semanas, e a Petrobrás ainda não anunciou uma previsão de seu retorno. A paralisação foi devido ao rompimento de amarras de ancoragem.
 Assim sendo, a expectativa da próxima arrecadação é ser ainda menor. Já são mais de R$ 125 milhões a menos em relação ao ano passado, que já não era nada comparado às arrecadações passadas. Além disso, a produção da P-50 também afetará a próxima participação especial, prevista para novembro.
 As baixas arrecadações, o julgamento da partilha dos royalties e, agora, a paralisação da P-50 assombram as finanças do município, que foram moldadas ao longo tempo à receita variável do petróleo.
 Infelizmente, a tendência para o futuro, em relação aos royalties, segue o mesmo panorama. Porém, antes, para manter o mesmo panorama, a cidade tem uma enorme batalha para enfrentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Frederico Monteiro

    [email protected]