Punição que pode salvar vidas
- Atualizado em 27/10/2019 01:50
No último sábado o tema foi o alto número de casos de violência contra mulheres em nossa região e como somente casos envolvendo pessoas que moram em áreas mais valorizadas recebem destaque na mídia. Porém hoje o objetivo é mostrar que esse não é um problema restrito à nossa região e ocorre em todo o Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados levantados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, de janeiro a julho de 2019 foram registrados 132.000 processos de violência contra mulher em todo o Estado. Um número alto que dá uma dimensão do desafio das autoridades.
Números divulgados pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, mostram que no ano de 2019 foram registradas mais de 20.000 denúncias de agressões contra mulheres, sendo que 9.000 foram investigadas e encaminhadas para a Justiça, acarretando na prisão de 463 agressores. Um pequeno número de presos frente a uma verdadeira “enxurrada” de denúncias, o que tem o efeito de desestimular as vítimas a registrarem ocorrências, e resulta em altos índices de subnotificação de crimes. Para corroborar essa sensação de insegurança das mulheres, segundo o núcleo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que atende cerca de 300 mulheres vítimas de violência diariamente, apenas em 2019 foram deferidas na Justiça mais de 16.000 medidas protetivas em todo o Estado.
São dados que conjugados mostram como o quadro de violência contra as mulheres é grave e precisa de resposta adequada do Estado. Não é somente uma questão de segurança pública, pois muitas vezes o registro de ocorrência só é feito após a ocorrência de vários episódios de violência, mas o pior é perceber que mesmo quando a denúncia é feita, a quantidade de prisões é muito pequena frente ao número de registros. Não se trata de militar apenas por mais punição, mas nos casos que envolvem violência contra as mulheres, a punição dos agressores pode salvar suas vidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]

    Especialista em Segurança Pública, mestrando em Sociologia Política e policial federal