Voluntária do Médicos Sem Fronteiras em Campos
19/10/2019 01:46 - Atualizado em 16/12/2019 14:10
Abertura do Congresso no Trianon
Abertura do Congresso no Trianon / Joseli Matias
A 15 dias de embarcar para uma nova missão da Organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), na Nigéria, na África, a cirurgiã plástica e cirurgiã crânio maxilo facial carioca Julia Amando veio a Campos para ministrar uma palestra, na cerimônia de abertura do XVIII Congresso Médico Cidade de Campos, na noite dessa quinta-feira (17), no Teatro Municipal Trianon, sobre o trabalho humanitário desenvolvido pela organização e sua rotina de médica voluntária.
A realidade de milhares de crianças na Nigéria que convivem com uma doença devastadora, chamada Noma, chocou e comoveu a plateia repleta de médicos e acadêmicos de Medicina. A ideia é chamar a atenção para a enfermidade que acomete e mata "as crianças mais pobres do planeta", mas que grande parte da população mundial sequer tem conhecimento de sua existência.
A próxima viagem de Julia à Nigéria será a sua sexta missão pelo Médicos Sem Fronteiras, onde atua como voluntária há quatro anos. E ela não pensa em parar. Apesar das dificuldades enfrentadas no trabalho voluntário, até mesmo uma tentativa de estupro que sofreu na sua primeira missão, no Egito, a médica afirma que salvar vidas de pessoas, muitas vezes crianças, que não tinham mais esperança, faz tudo valer a pena.
Congresso Médico Cidade de Campos - A XVIII edição do tradicional evento, promovido pela Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro e contou com seminários, mesas redondas e exposição de trabalhos acadêmicos. Centenas de pessoas, entre médicos e estudantes de Medicina, participaram do congresso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]