Planejamento necessário para estudar medicina fora do Brasil
09/10/2019 19:14 - Atualizado em 09/10/2019 19:16
De todos os países latinoamericanos que atraem estudantes de medicina, a Argentina é o que oferece, disparado na frente, a melhor estrutura de ensino. A UBA está colocada entre as 100 melhores do mundo veja o link: https://www.lanacion.com.ar/sociedad/la-uba-integra-club-mejores-100-universidades-nid2259177, e inclusive coleciona 3 prêmios Nobel na Fmed UBA ( faculdade de medicina), veja o link: https://www.fmed.uba.ar/la-facultad/premios-nobel.
Dados do Itamaraty revelam que mais de 65 mil brasileiros estudam medicina no exterior e o motivo disso seria pelo alto preço cobrado pelas universidades brasileiras. Em relação à medicina as mensalidades no Brasil variam entre 6 a 10 mil reais e em muitos casos chegam a ultrapassar esse valor. Outro fator que nos mostra o último Censo da Educação Superior, com dados de 2018, aponta que as universidades brasileiras ofereceram no ano passado 35,6 mil vagas para novos alunos de medicina, mas o número de inscritos para vestibulares da carreira passou de 1 milhão, uma média de 28 candidatos por vaga.
Os números recentes publicados pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) onde figuram 65 mil alunos estudando medicina em países vizinhos ao Brasil, chamou a atenção do Ministério da Educação (MEC), afinal este contingente equivale a mais de um terço do total de alunos de medicina de todo o país, contando universidades públicas e privadas nacionais. Segundo o Censo da Educação Superior de 2018 existem no Brasil 167 mil estudantes de medicina.
Nesta semana vou publicar aqui no meu Blog da Folha um vídeo que explica, de forma densa e completa, como é o procedimento burocrático para fazer matrícula na Universidade de Buenos Aires. Veja o vídeo e comente sobre dúvidas ou questões específicas. Eu respondo sempre.
Planejamento
Antes de arrumar as malas e sair do Brasil pra realizar o sonho de estudar medicina de forma gratuita em uma das melhores universidades do mundo, aqueles que pretendem viajar ao exterior devem atentar-se à necessidade de planejar cuidadosamente sua estadia, especialmente se for a primeira vez que realizam viagem internacional. Devem pesquisar e conhecer a realidade do país e da cidade onde pretendem estudar, em particular sobre seu sistema de ensino; conhecer os costumes locais; ter domínio do idioma do ensino e verificar antes com as autoridades competentes do Ministério da Educação do Brasil e das universidades federais sobre os procedimentos para efetuar a revalidação de seus estudos e diplomas no Brasil.
Revalida
Os estudantes estão angustiados com a falta de definição sobre o próximo Revalida, Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, a prova é realizada para validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil. A última edição foi a de 2017, com sucessivos atrasos em suas duas fases, o que comprometeu as edições dos anos seguintes. O MEC segue afirmando que as provas e a divulgação dos resultados do exame de 2017 sofreram atraso por causa dos recursos movidos por candidatos e que busca de forma prioritária “sanar o lapso temporal” do Revalida com medidas de ajustes. Sobre a realização do próximo exame, o ministério informou que será “o mais breve possível”. A pasta prorrogou a portaria que criou um grupo de trabalho para discutir mudanças no Revalida – as propostas devem ser concluídas até o fim de outubro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gabi Casé

    [email protected]