Centro de Especialidade de Odontologia será entregue na segunda
21/09/2019 17:38 - Atualizado em 08/10/2019 18:03
Reforma
A Prefeitura de Campos vai entregar a população a reforma de ampliação do Centro de Especialidade de Odontologia (CEO), na próxima segunda-feira (23), a partir das 9h. No local foram realizadas obras, tais como troca do telhado, instalação dos novos aparelhos de ar condicionado, consultório para pacientes com necessidades especiais e uma entrada própria para os profissionais. O recurso foi viabilizado através do governo federal e Prefeitura de Campos. O CEO dispõe de oito especialidades: odontopediatria, ortodontia, radiologia odontológica, endodontia, periodontia, prótese, estomatologia e cirurgia bucomaxilofacial.
Condições de trabalho
Por falar em odontologia, vale lembrar que no mês passado a categoria chegou a se reunir em assembleia para discutir ponto biométrico, condições de trabalho e salários. Porém, as pautas não foram discutidas e o encontro acabou com a renúncia do então presidente do Sindicato dos Odontologistas do Norte do Estado do Rio (Sonerj), Domingos Ferreira Junior. Quem esteve presente na reunião também testemunhou que ela foi marcada pelas críticas à atuação do sindicato, além de bate-boca pouco produtivo entre os presentes.
Obra na pista
Nesta segunda-feira (23), a Arteris Fluminense realizará uma operação especial para o içamento de vigas pré-moldadas para a nova ponte sobre o Córrego Olaria, km 12+270 da BR 101, em Campos, região próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, que passa por obras de ampliação e reconstrução. Com isso, a operação prevê bloqueios totais da rodovia com duração aproximada de 25 minutos cada, entre 9h e 16h. Os motoristas devem ficar atentos às alterações no trânsito e às orientações que serão transmitidas pelas equipes da concessionária.
Impactos da crise
A crise em que mergulhou o Rio nos últimos anos, contaminada por corrupção e má gestão como principais receitas do fracasso, teve sérios impactos na educação. Um exemplo: em um ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Inep/MEC para o ensino público fundamental de 1ª a 5ª série, aplicado, no ano de 2017, para os municípios das regiões Sul e Sudeste do Brasil com mais de cem mil habitantes, entre os vinte municípios com piores resultados, dezesseis são do estado do Rio. Já entre os vinte melhores resultados não há nenhum município fluminense.
Mais investimentos
Logo, não resta a menor sombra de dúvida da necessidade de uma política para o setor com fortes investimentos na educação fluminense, que inclui no pacote a própria valorização do magistério. Mas é assunto complexo, que também passa pelo grau de desestímulo dos docentes, os índices de repetência, a evasão escolar e a violência no ambiente escolar, sobretudo nas comunidades carentes, onde balas riscam os céus e tiroteios fazem a rotina de um barulho que apavora quem tenta ensinar ou aprender.
Educação
O campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) sediou neste final de semana a etapa nacional da 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais (Omif). O evento reuniu 320 alunos de 15 a 18 anos, 180 professores e 202 voluntários dos institutos federais do Brasil. Foram três dias com diversas atividades, incluindo provas, oficinas, palestra, exibição de filme e evento esportivo. Neste domingo, pela manhã, acontece a cerimônia de premiação dos 100 melhores alunos.
Social
Ontem foi realizada a 2ª edição do “Sábado na Uenf”. Segundo os organizadores, o evento é realizado sempre no terceiro sábado de cada mês. O objetivo é levar a comunidade a conhecer o campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), um local agradável e arborizado, perfeito para uma caminhada, andar de bicicleta ou patins, ou simplesmente curtir a natureza. O evento tem a organização do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj/Uenf), do Bazar dos Servidores da Uenf e apoio da Prefeitura da Uenf.
Charge 
Charge do Rio - 22-09-2019
Charge do Rio - 22-09-2019 / José Renato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS