Ponto Final - TCE não vê irregularidades na licitação do transporte
07/09/2019 08:53 - Atualizado em 16/09/2019 14:36
Sem irregularidades
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Rio de Janeiro indeferiu tutela provisória, alegando que não há irregularidade no edital de licitação do novo sistema de transporte alimentador do município. Um dos participantes do certame entrou com uma representação, alegando supostas irregularidades, que não se confirmaram. De acordo com a decisão do corpo técnico do órgão, acatada pelo relator Rodrigo Melo do Nascimento, as denúncias não procedem e todas foram justificadas pelo município. Decisão idêntica também havia sido dada, anteriormente, pelo juízo da 1ª Vara Cível de Campos.
Transparência
De acordo com a decisão, houve todos os procedimentos para garantir a lisura do processo foram adotados. “O conselheiro acatou a decisão do corpo técnico e indeferiu a liminar porque não encontrou nenhuma irregularidade. Agora, o processo segue os trâmites no Tribunal de Contas”, explicou o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha. Ele disse, ainda, que o edital foi elaborado pelo corpo técnico do IMTT e o processo conduzido pela comissão de licitação, formada por servidores concursados da Prefeitura: “Tudo foi feito de forma transparente e dentro do que prevê a legislação”.
Independência
No dia de hoje é celebrada a data em que marcou a proclamação da independência do Brasil. Como é de costume, os desfiles cívicos, com a presença das figuras máximas que representam cada território, como o presidente, governadores e prefeitos, são as principais atrações em honra à pátria. Em Campos, no entanto, o chefe do Executivo, Rafael Diniz (Cidadania) deve permanecer em casa se recuperando de uma recente cirurgia de hernioplastia inguinal. Já no cenário nacional existe a dúvida se Jair Bolsonaro (PSL) fará o tradicional pronunciamento, como todo ano é feito por quem ocupa lugar de maior destaque na administração federal.
Sem pressa
O mais novo milionário de Campos ainda não resgatou, de acordo com a Caixa Econômica Fede-ral, o prêmio de R$ 32.686.894,02 referente à Quina sorteada nessa quarta-feira. O ganhador fez uma aposta mínima, de R$ 1,50, na lotérica Lumabe, na rua Voluntários da Pátria, na Pelinca. Mas ainda dá tempo. O ganhador tem um prazo de 90 dias para comparecer a uma unidade da Caixa para efetuar o resgate do prêmio. Só após esse período, caso o sortudo não apareça, o recurso é destinado ao Tesouro Nacional para aplicação no Fies.
Na Bienal
Uma aluna do 8º período do curso de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Campos, lançou seu terceiro livro na Bienal Internacional do Livro, no Rio. Com apenas 21 anos, Jéssica Sanz apresentou a obra intitulada “A Terra dos Perdidos”, da trilogia “Maya Fujita”. Na edição de 2016 da Bienal, ela lançou o primeiro livro da trilogia “A Guerra do Tempo”. No ano seguinte, foi a vez de promover a continuidade da série com “A Joia de Octeto”. Jéssica disse que seus amigos virtuais foram a inspiração para composição dos personagens. O enredo da trilogia começa com a ida do amigo de Maya para o Exército tendo que se separar de todos.
Censura
Por falar em Bienal, uma determinação do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, ganhou repercussão nacionalmente. Em seu perfil no Twitter, Crivella anunciou que recolheria exemplares da história em quadrinho “Vingadores – A Cruzada das Crianças” porque eles trariam “conteúdo sexual para menores”. Tal determinação teria acontecido porque na história dois personagens gays apare-cem se beijando. Ontem, fiscais da Prefeitura chegaram a ir à Bienal para vistoriar os estandes, mas devido à notoriedade do caso os livros haviam se esgotado.
Homenagem
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Ciências do Homem, da Uni-versidade Estadual do Norte Fluminense (CCH/Uenf) convida para a tarde de homenagem ao professor Arno Vogel, do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (Lesce), que será realizada na próxima quinta-feira (12), às 14h, no miniauditório do CCH. A homenagem reunirá alunos, ex-alunos e amigos do professor Arno, com a mesa-redonda “A Antropologia na Uenf: recordações e frutos”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS