SJB recebe nota máxima em levantamento sobre atendimento odontológico
21/09/2019 14:03 - Atualizado em 30/09/2019 14:46
Projeto Cuidado Continuado é realizado todas as sextas na ESF do bairro Nova São João da Barra
Projeto Cuidado Continuado é realizado todas as sextas na ESF do bairro Nova São João da Barra / Divulgação
Crianças e adolescentes com até 15 anos de idade, matriculadas na rede pública de São João da Barra, têm direito a tratamento de canal no consultório de especialidades odontológicas da Policlínica Municipal, que conta com odontopediatra, bucomaxilo e estomatologista. O consultório está funcionando há menos de um mês e vai passar a contar com novas especialidades. Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde de todo o município. Há consultórios odontológicos em oito postos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e em oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), chegando a nove quando for inaugurada a de Palacete.
A estrutura e a cobertura do atendimento odontológico na atenção primária em SJB renderam ao município nota máxima da secretaria estadual de Saúde, em levantamento divulgado na semana passada. Para calcular a nota são considerados 14 itens.
— A secretaria analisa a qualidade do atendimento, a quantidade de profissionais e a cobertura. Em São João da Barra temos 100% de cobertura na atenção primária e esse é um ponto muito importante — afirma o coordenador de Odontologia da secretaria municipal de Saúde, Vinícius Marques.
Em todo o município são 2.800 pacientes atendidos em média por mês. Há 35 dentistas e cinco técnicos em saúde bucal. Na ESF do bairro Nova São João da Barra trabalham a cirurgiã-dentista Carla Tavares e a técnica Deniza Gonçalves. Foram elas que receberam o pequeno Heitor, de 2 anos e 8 meses, na primeira vez que ele participou do projeto Cuidado Continuado, realizado todas as sextas-feiras. A mãe de Heitor, Ariana França, foi ao local para a pesagem do Bolsa Família e aproveitou a oportunidade. “É ótimo porque fazem a escovação, o atendimento e também explicam sobre os cuidados. Meu filho gostou muito”.
O setor de Odontologia atende, também, os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Educandário Santa Cecília e abrigo de menores, além de fazer atendimento domiciliar a pacientes acamados. Também atua em programas nas escolas, com fluoretação, escovação, atividades lúdicas e distribuição de kits de higiene bucal.
A prefeita Carla Machado (PP) ressalta a importância da ampliação do atendimento odontológico. “Sabemos do alto custo de um tratamento dentário e devido a isso estamos disponibilizando à população serviços de qualidade, proporcionado pela equipe odontológica de nosso município. Temos avançado na saúde em vários setores e a saúde bucal é um deles. A meta é sempre melhorar os serviços”.
Fonte: SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS