Lagarto teuí é resgatado em São Francisco de Itabapoana
07/09/2019 09:06 - Atualizado em 16/09/2019 14:26
Defesa Civil/Divulgação
Uma equipe da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil de São Francisco de Itabapoana (SFI) realizou o resgate de um lagarto teiú (Tupinambis teguixin) na última segunda-feira (2), na localidade de Santa Clara.
Segundo o analista ambiental da secretaria, Douglas Barreto, o animal possui aproximadamente um metro de comprimento e estava preso em uma armadilha. Ele informou que a soltura do réptil em seu habitat natural, que é a região de restinga, foi realizada logo em seguida, uma vez que o lagarto estava “em ótimo estado físico”.
A secretaria de Meio Ambiente foi acionada por intermédio do Canal Verde (98161-6713). Além deste meio, a população também pode entrar em contato com o órgão através da página do Facebook.
Outros — No dia 19 de agosto, a secretaria de Meio Ambiente de SFI resgatou um pica-pau-do-campo (Colaptescampestres). O animal foi encontrado na antiga sede do instituto Pinóquio, na localidade de Guriri. No local, o animal foi examinado e constatado ferimento em uma asa, provocado por linha de pipa com cerol.
Ainda no mês de agosto, uma ação conjunta da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal (GCM) resgatou uma família com sete gambás (Didelphis marsupialis): a mãe e seis filhotes. Os animais invadiram o quintal de uma residência, na área central da cidade, quando os moradores estavam viajando.
No dia 14 do mês passado, um ouriço-cacheiro (Coendou prehensilis) também foi resgatado. O animal invadiu o quintal de uma casa, em Santa Clara, chegando a ferir um bicho de estimação da moradora. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS