São João da Barra confecciona cartões para estacionamento especial
05/09/2019 11:18 - Atualizado em 16/09/2019 14:27
Divulgação/Supcom
Desde janeiro de 2017, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de São João da Barra já confeccionou 300 cartões de vagas especiais para estacionamento em vias públicas. O direito é assegurado a idosos acima de 60 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. O cartão é pessoal, o que permite ao cidadão beneficiado pela lei o acesso à vaga, mesmo utilizando veículos diferentes.
O município possui 5% de vagas especiais em vias públicas, conforme determina o Conselho Nacional de Trânsito. Quem fiscaliza é a Guarda Civil Municipal, que tem feito um trabalho educativo com os motoristas.
— Os agentes de trânsito orientam, explicam a importância do cumprimento da legislação para evitar a multa, que é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro. Nosso maior intuito é evitar a punição e, sim, mostrar que respeitar os espaços é um exercício de cidadania que melhora a vida de todos — afirma o comandante da Guarda, Marcelo Reis.
O cartão expedido pela Prefeitura é válido em todo o território nacional. Para solicitar o documento é preciso levar cópia de RG e comprovante de residência à Secretaria de Transportes e Trânsito, que fica na Rua Barão de Barcelos, em frente à sede administrativa da Prefeitura. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Pessoas com dificuldade de locomoção devem apresentar também atestado médico. Quem tiver dificuldade de ir pessoalmente pode mandar um representante.
— O cartão pessoal é a melhor forma de garantir o direito para quem precisa das vagas especiais porque nem sempre a pessoa utiliza o mesmo veículo. Estando com o cartão em seu nome poderá sempre usar o estacionamento, sem depender de cadastramento de um único carro especificamente — explica o gerente de Trânsito da Secretaria, José Renato Rangel Duarte.
Fonte: Supcom.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS