Operação "Pista Segura" prende quadrilha que atuava na BR 101
Maria Laura Gomes 18/09/2019 10:54 - Atualizado em 20/09/2019 13:57
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), em parceria com a Polícia Civil, da 123ª DP (Macaé), realizou nesta quarta-feira (18/09), a operação “Pista Segura” contra uma organização criminosa especializada no roubo de cargas de caminhões, que atua no trecho da rodovia BR-101, entre os municípios de Silva Jardim e Campos. Sete mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Macaé. Dos sete, cinco foram presos: O chefe da quadrilha, vulgo "galo cego", dois homens, que já estavam presos, detidos em flagrante devido a roubo de cargas e mais dois suspeitos. As prisões ocorreram em Rio das Ostras e Campos.
O objetivo da operação, foi cumprir mandados de prisão preventiva contra sete integrantes do grupo, e de busca e apreensão de documentos e aparelhos eletrônicos e celulares, nos endereços dos suspeitos. A ação conta com o apoio de agentes da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI/MPRJ). O "galo cego", que chefiava a quadrilha, fornecia armamentos e organizava a estratégia de abordagem e a logística de descarregamento dos caminhões. 
Os suspeitos agiam no trecho entre Silva Jardim e Campos desde 2016 e realizavam as interceptações sempre de forma violenta contra ajudantes e caminhoneiros. Eles utilizavam veículos com placas clonadas na abordagem, uso de armas de fogo e agressões verbais e psicológicas, e possuía um especialista em “desarmar” sistemas de rastreamento e um motorista próprio, que conduzia o caminhão até local escolhido, geralmente um matagal. Eles mantinham os integrantes em cativeiro até que o veículo fosse totalmente descarregado.
Os homens foram encaminhados para 123ª Delegacia de Polícia (Macaé), onde permaneceram presos.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS