Focos de incêndio diminuem, mas combate ao fogo continua em São Fidélis
Ícaro Barbosa e Camilla Silva 13/09/2019 11:33 - Atualizado em 16/09/2019 14:13
Os trabalhos de combate ao incêndio em vegetação em São Fidélis, iniciados na segunda-feira (9), foram retomados às 5h30 desta sexta-feira (13), com o auxílio de helicópteros. Segundo os bombeiros, os pontos de queima diminuíram, mas ainda há necessidade de extinguir o fogo em alguns pontos.
O Corpo de Bombeiros de São Fidélis informou que a ação é complicada, já que os fatores climáticos, como vento e calor, exercem muita influência, além de o incêndio estar ocorrendo em um local ermo e as ações só poderem acontecer durante o dia, porque ao anoitecer a segurança dos bombeiros envolvidos fica comprometida.
De acordo com a Defesa Civil, o município está em alerta máximo em virtude das queimadas que atingem a localidade de São Benedito. Desde a última segunda-feira, o Corpo de Bombeiros realiza uma operação de contenção e extinção do fogo. A vegetação fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), próximo ao Parque Estadual de Desengano. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), em 2019, 19 focos de incêndio foram registrados no município.
Nessa quinta-feira, as ações de combate foram incrementadas com o apoio de duas equipes de militares dos Grupamentos de Salvamento Florestal e Meio Ambiente (GSFMA), do Rio de Janeiro, e mais uma equipe do 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), em Cabo Frio. Das unidades das regiões Norte e Noroeste foi direcionado um efetivo de apoio dos destacamentos de São Fidélis, Cambuci e do 5º GBM, com os dois destacamentos, do Centro e Guarus. A operação conta com o apoio também de agentes da Guarda Parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Nesta sexta, os trabalhos foram iniciados com deslocamento das equipes até os pontos onde ainda existiam focos, com a ajuda de duas aeronaves. O incêndio ocorre em local de difícil acesso. Uma base foi montada na fazenda São Benedito e os bombeiros, com o helicóptero, captam água do açude da fazenda para o combate aéreo às chamas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS