Parque Ecológico até final de 2020
Aluysio Abreu Barbosa e Daniela Abreu 10/09/2019 08:53 - Atualizado em 16/09/2019 13:52
O Parque Ecológico de Campos tem projeção de abertura ao público até o final de 2020, antes do final do mandato do prefeito Rafael Diniz. A afirmação foi do secretario de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, em entrevista, na manhã dessa segunda-feira (9), no programa Folha no Ar, da Folha FM. O assunto também foi tema de reportagem especial publicada na edição da Folha, do último domingo (08). O secretário falou também da eleição da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Os dois candidatos que disputam o 2º turno são convidados do programa na próxima quarta (11) e quinta (12).Nesta terça-feira (10), a partir das 7h, o entrevistado é servidor público federal e blogueiro da Folha Edmundo Siqueira.
Leonardo disse que o principal objetivo de um projeto de arborização consistente é fazer com que os vazios urbanos tenham diminuição o que acarreta na diminuição da temperatura média da cidade, fazendo com que o município seja mais agradável de ser transitável. Para isso, a atual gestão já plantou cerca de 10 mil mudas em toda a cidade e tem ainda em pauta a entrega do Parque Ecológico de Campos.
— Até o final da nossa gestão, a gente já vai ter a abertura dele para a população. A gente acredita que a elaboração, a construção do Parque tem que ser em conjunto com a população, que tem que ter sensação de pertencimento. Então daqui a pouco vai ser anunciado pelo prefeito tudo que a gente vai ter lá e vai ser um projeto muito bacana — disse o secretário.
Usando o exemplo de Campos, Leonardo contestou a “indústria das multas ambientais”, sempre lembrada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que acabou gerando queimadas na Amazônia e o repúdio internacional. Ainda na entrevista, outro comentarista ao vivo, através de rede social, foi o professor Carlão Rezende. Candidato a reitor da Uenf na disputa do 2º turno, Carlão lembrou em comentário que no Brasil não se paga mais de 5% das autuações ambientais. Leonardo respondeu que em Campos esse índice é um pouco maior. Mas ressaltou que a ação da sua pasta é mais educacional do que punitiva.
Um dos tantos quadros cuja formação a cidade deve à Uenf, onde se graduou em biologia, o secretário de Desenvolvimento Ambiental analisou a eleição a reitor da universidade mais importante de Campos e da região. Elogiou os dois candidatos que disputarão o segundo turno, assim como o que ficou na disputa do primeiro, o também professor Enrique Medina-Acosta. Mas evitou tomar partido. Seu posicionamento político foi mais assumido na defesa da reeleição do prefeito Rafael Diniz (Cidadania). Ele ressaltou a liberdade que tem do prefeito, em busca do desenvolvimento econômico do município ambientalmente sustentável. Como destacou as dificuldades financeiras da cidade, com a queda vertiginosa das receitas do petróleo.
Ainda no programa dessa segunda, dois internautas pediram mudas de ipê amarelo, em comentários no streaming do programa no Facebook. E foram atendidos em tempo real pelo Wilson Duarte, da secretaria municipal cujo titular era entrevistado. Quem também quiser adotar uma árvore pode fazer contato pelo número 981689588.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS