Zona rural aposta na produção de doces
02/09/2019 23:06 - Atualizado em 16/09/2019 13:24
Nas próximas semanas, moradores do distrito de Morro do Coco serão contemplados com o Curso de Produção de Geleias e Doces Artesanais, do Programa de Cursos para a Zona Rural de Campos. Iniciativa é da Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS). O Departamento de Programas e Projetos da Secretaria está fechando os últimos detalhes para a capacitação.
 
De acordo com o secretário da pasta, Marcão Gomes, a capacitação também foi oferecida aos moradores da localidade de Pernambuca, no distrito de Ibitioca, e aconteceu nas dependências da Escola Municipal Antônia Lopes na última sexta-feira (30). “O objetivo é promover o desenvolvimento humano e social no campo. O Programa de Cursos para a Zona Rural é uma parceria entre a Prefeitura de Campos e Universidades do município”, afirmou Marcão.
 
Segundo o organizador do Programa, Francisco Antônio Alves, o Curso de Geleias e Doces Artesanais tem carga horária de seis horas. “Em Pernambuca contamos com 14 participantes. A aula foi ministrada pelas professoras Pamela Vargas e Lara Mussi, da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro) em duas etapas: aula discursiva sobre Boas Práticas de Higiene e Segurança Alimentar e, num segundo momento, treinamento prático para elaboração dos alimentos, no espaço da cozinha da escola”, disse.
 
A Secretaria também oferece Curso de Manejo de Tratores Agrícolas voltado para produtores rurais, posseiros ou arrendatários, mulheres do campo e assentados da reforma agrária. A primeira edição do curso contemplou moradores de Conceição do Imbé, Batatal, Aleluia, Cambucá, Deserto, Imbé e Morangaba. Outros cursos serão oferecidos dentro do Programa de Cursos para a Zona Rural, como de linguiça artesanal e queijo.
 
De acordo com a diretora de Programas e Projetos da SMDHS, Catharina Barbosa, a gerência de Inclusão Produtiva e Economia Solidária oferece, ainda, os cursos de Cabeleireiro, de Panificação, Costura Criativa, Serigrafia e Artesanato. "Os alunos recebem certificado e sempre temos um retorno muito positivo. São famílias que conseguem uma nova colocação graças aos nossos cursos”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS