Exposição sobre rio Paraíba terá participação de franceses no Museu
06/09/2019 15:38 - Atualizado em 16/09/2019 13:13
Prefeitura de Campos
A exposição temporária “Cidades e rios na história do Brasil: rio Paraíba do Sul”, que faz parte do VI Seminário Itinerante Franco-Brasileiro, será realizado na próxima terça-feira (10) no Museu Histórico de Campos. O evento é realizado desde 2004 com a participação de pesquisadores da Université de La Rochelle e Universidade Estadual de Goiás. Em Campos, o seminário é organizado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento é gratuito e permanece no museu até o final deste mês.
Haverá também uma mesa redonda, com nome “Cidades e rios: questões ambientais de ontem e de hoje”, no auditório do museu, às 19h. Participaram da mesa Aristides Soffiati Netto (UFF-Campos), Edilson de Souza Barcellos (UFV), além dos pesquisadores franceses, Gerard Thouzeau – LEMAR, UMR 6539 (CNRS, UBO, IRD, Ifremer) e Grégory Beriet (Université de Guyane, Laboratoire EA 1163 CRHIA). A mediação será feita por Gercinair Gandara (Campus Universitário de Uruaçu – GO).
A exposição traz como temas os rios urbanos, ocupação, usos e desafios ambientais, visando sempre o estudo dos rios nas cidades regionais e nacionais. Desta vez, o rio Paraíba do Sul, o mais importante do Estado do Rio de Janeiro, foi escolhido como objeto de análise, devido a sua grande extensão e pelo seu papel fundamental na formação das cidades e da rede urbana da Região Norte Fluminense.
Segundo a gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, a nova exposição é uma forma de levar temas ligados ao ativismo para o museu, assim, conscientizando o público. “Poder falar sobre os rios e dar ênfase ao nosso rio Paraíba do Sul é um método de conscientizar a população da necessidade de se preocupar com o meio ambiente, almejando assim, uma melhor qualidade de vida para a sociedade”, afirmou Escocard.
Fonte: Prefeitura de Campos 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS