Atletas de 26 países disputarão o IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro 2019
A quinta edição do IRONMAN 703. Rio de Janeiro, programada para o dia 22 de setembro, no Recreio dos Bandeirantes, terá competidores representando 26 países, divididos pelas categorias Elite e Faixa Etária. São cerca de 1300 triatletas das Américas, Europa, Ásia e África, com destaque para a estreia de Botsuana, que terá uma atleta. A etapa é marcada pelo percurso técnico e de rara beleza, que encanta a todos. O IRONMAN 70.3 Rio de Janeiro é a quarta etapa do calendário na temporada, depois de Florianópolis, Fortaleza e Maceió, A programação de 2019 terminará em novembro, no dia 10, com o IRONMAN 70.3 São Paulo

Como sempre, a maior delegação é a brasileira, com 935 competidores, seguida por Argentina, com 91, Chile, com 35, e Peru, com 11. A relação completa de países é a seguinte: Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Botsuana. Suíça, Chile, China, Colômbia, Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Costa Rica, Guiana Francesa, Israel, Japão, México, Holanda, Peru, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e África do Sul.

Serão 40 vagas para o IRONMAN 70.3 World Championship 2020, entre aqueles que largarem nas categorias Faixa Etária, masculino e feminino. A distribuição de vagas é proporcional ao número de atletas que largam nas categorias de Grupos Etários. Na Elite, serão duas vagas para o Mundial.

“Mais uma vez, o Rio de Janeiro mostrou sua força atraindo atletas de diversos países e confirmando sua condição de uma das mais agradáveis provas. Afinal, consegue aliar uma beleza incrível com um percurso interessante e técnico”, destaca Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports, promotora e organizadora da prova.

Será a quinta vez consecutiva que a prova acontece no Recreio dos Bandeirantes, mais exatamente no Pontal, em parte do percurso utilizado nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O destaque é a hegemonia brasileira na Elite, masculino e feminino. Reinaldo Colucci venceu duas vezes no masculino (2016/2018), enquanto Santiago Ascenço (2015) e Paulo Roberto Maciel (2017) completam a lista. No feminino, Pamella Oliveira tem dois títulos também (2017 e 2018), ficando Luísa Baptista (2016) e Mariana Borges (2015) com uma vitória cada.

O evento no Rio de Janeiro abrirá no dia 19, com a EXPO IRONMAN e o começo da entrega de kits. No domingo, a área de transição será aberta às 5h. A primeira largada, da Elite masculino, será às 6h30min, ficando a Elite feminino para as 6h35min. Já a Faixa Etária, em ondas, começará às 6h45min.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.