Frente Parlamentar em defesa da UENF
11/09/2019 13:28 - Atualizado em 11/09/2019 14:52
Vereadores assinam parceria institucional 
com a UENF, 2016
Vereadores assinam parceria institucional com a UENF, 2016 / Alex Cordeiro
 
 
A Uenf, enquanto universidade pública, sofre restrições orçamentárias e acaba se tornando refém de programas de governo. O que ocorre tradicionalmente no Brasil. Princialmente quando falamos em educação e saúde, estes deveriam ser programas de estado, resistentes a mudanças político-eleitorais.
Em entrevista (aqui) à FolhaFM hoje (11), o candidato a reitor da instituição, vencedor do primeiro turno, Raul Palacio, lembrou os esforços de criação de uma frente parlamentar em defesa da Uenf. O tema possivelmente será tratado também na entrevista de amanhã, quando a rádio do grupo Folha receberá o segundo colocado na disputa eleitoral, Carlão Rezende.
O assunto não é recente. Em 2016, o ainda reitor Luís Passoni, foi à Câmara de Vereadores de Campos, onde deputados e vereadores participaram da sessão do Parlamento Regional. A criação de uma frente parlamentar em defesa da Uenf, bem como a utilização de recursos do Fundo da Assembleia Legislativa (Alerj) para socorrer a universidade, foram o tema do encontro. No mesmo ano, os edis campistas assinaram um acordo de cooperação com a instituição, sendo um desses vereadores o atual prefeito, Rafael Diniz.
 
 
A novidade
O que não era discutido na ocasião foi o papel antagônico da educação – como um todo – em relação ao governo federal. Presidente da república e ministro da educação contingenciaram verbas das universidades públicas, e os campi foram acusados, pelo ministro Abraham Weintraub, de promoverem “balburdia”.
O senso comum nos permite inferir que toda crise é uma oportunidade. O próximo reitor da Uenf poderá fazer do limão uma limonada (outra metáfora popular). Deve o próximo regente da universidade de Darcy Ribeiro dialogar com o governo do estado, por óbvio. Porém a aproximação com o parlamento e o incentivo institucional para a criação de uma fre
Luís Passoni, na câmara de vereadores de Campos - 2016  Reprodução Ascom UENF
Luís Passoni, na câmara de vereadores de Campos - 2016 Reprodução Ascom UENF / André Cordeiro
nte composta por deputados da região aderentes a ideia, pode gerar frutos importantes para a Uenf. O congresso se fortalece em governos fracos ou constantemente envolvidos em polêmicas e escândalos. Os freios e contrapesos da república, na separação de poderes proposta por Montesquieu (1689-1755), deve servir para contrabalancear os desafios que a universidade pública e a pesquisa enfrentarão daqui para frente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]