Quem é mais pesado, Ilsan ou Garotinho?
10/09/2019 13:59 - Atualizado em 10/09/2019 14:18
Wladimir, Garotinho, Caio e Arnaldo. Famílias políticas
Wladimir, Garotinho, Caio e Arnaldo. Famílias políticas
Dois dos pretensos candidatos a prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PSD) e Caio Vianna (PDT), carregam o peso de seus genitores nos ombros, eleitoralmente. O fardo do ex-governador Garotinho, que teve sua prisão decretada pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campos, no último dia 3, recai sobre Wladimir. A ex-vereadora Ilsan Vianna (PDT), é tida como centralizadora e, por muitos analistas políticos, como a “parte ruim” dos governos de Arnaldo Vianna (agora, de volta ao PDT). O receio que ela volte a governar a cidade pela influência que exerce sobre o filho, pesa em Caio.
Garotinho, pai e Wladimir, foi solto um dia após sua condenação, pelo desembargador Siro Darlan, no plantão judiciário da quarta-feira (4), que decidiu conceder liberdade ao casal garotinho (Rosinha também foi alvo da decisão) por entender que não havia provas suficientes de coação. O que é contraditório ao que diz a promotora Simone Sibilio, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada e Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Segundo matéria do G1, disse que “é notório o poder dissuasório que os dois réus possuem no município de Campos” e que poderiam “fazer ameaças a testemunhas”.
Ilsan, mãe de Caio, afastada da vida pública desde 2012, polariza uma disputa de poder familiar e político no grupo de Caio. Na última campanha do jovem político, essa polarização pareceu mais evidente quando Arnaldo chegou a dizer que Caio precisaria “estudar mais”. Em 2016 Arnaldo e Edilene, madrasta de Caio, filiaram-se ao MDB e fecham apoio à Geraldo Pudim. No lançamento da campanha de Caio, no mesmo ano, Edilene afirmou que “faltava o pai e o povo” no evento. Para 2020, o candidato do PDT procura, estrategicamente, não trazer a imagem da mãe, Ilsan, para a pré-campanha. Dessa vez se alinha com o pai.
Caso sejam realmente candidatos, Wladimir e Caio precisarão usar uma balança de precisão a cada posicionamento que envolvam pai e mãe, respectivamente. A rejeição aos dois genitores atrapalhará os anseios políticos eleitorais dos filhos. Caso as denúncias graves de corrupção envolvendo o grupo garotista sejam confirmadas, deverá impactar a campanha do deputado Wladimir de maneira agressiva, Mais ainda que uma possível lembrança do perfil político de Ilsan Vianna. De outro lado, a experiência como congressista favorece a imagem de Wladimir, contrapondo com a de Caio que não demonstra experiência pública, ou mesmo na esfera privada. O peso do passado mais uma vez deverá ensinar no futuro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]