A Uenf pertence a uma bolha?
01/09/2019 20:14 - Atualizado em 02/09/2019 09:49
A Uenf pertence a uma bolha?
A Uenf pertence a uma bolha?
O início foi neste sábado (31). A eleição para reitoria (leia mais aqui), na universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, atinge seu clímax na próxima terça (03/09) quando a votação acontece no campus de Campos e no campi da universidade em Macaé. 
Os candidatos a reitor participaram de um debate no último dia 20 na própria universidade e foram entrevistados durante a semana passada, última de agosto, pela FolhaFM (confira os links das três entrevistas ao final). Concorrem à vaga as chapas “Cada vez mais Uenf: Inovadora e Participativa”, de Raul Palácio e Rosana Rodrigues; “Avança Uenf: Ciência e Sociedade”, de Carlos Resende e Juraci Sampaio e a chapa “Uenf Renova”, de Enrique Medina e Rodrigo Tavares. Este blog também entrevistou (links ao final) duas das chapas concorrentes, abrindo espaço para todas de mesma forma, seguindo a equidade que a Folha faz questão de manter. 
O questionamento
No link da matéria "A UENF é muito tímida em mostrar suas realizações"-Eleições na universidade de Darcy", em rede social, comentário do leitor George André Maia questionou uma das perguntas feitas nas entrevistas do blog — “A academia deve sair de suas 'bolhas' e ir às ruas dialogar com o homem comum?".  O leitor afirma que "a universidade pública jamais se constituiu em uma bolha" e cita como justificativa os mais de 1000 projetos de extensão da Uenf e as pesquisas e tecnologias voltadas para a solução dos problemas sociais.
Em resposta a mesma pergunta, o candidato Carlos Rezende, chapa Avança Uenf, cita — o que falta é exatamente iniciativas como esta (entrevista nesta blog) que nos dão a oportunidade de dialogar e trocar informações com toda a sociedade. Se pegarmos qualquer jornal impresso, revistas ou os tele jornais não temos espaço para falar da ciência, mas se gasta em torno de 90% para falar em crimes e intrigas cotidianas. Assim, agradeço o espaço que estão nos proporcionando, e espero que a partir desta entrevista o meio de comunicação o qual o senhor está ligado (Folha da Manhã) abra um espaço para falarmos com os cidadãos e assim teremos oportunidade de mostrar a todos o que tem sido produzido dentro da UENF — o que foi feito com as entrevistas na FolhaFM.  A chapa Uenf Renova, do professor Enrique Medina respondeu que — a UENF já está integrada à sociedade, mas essa relação deve ser ampliada, inclusive com maior participação da sociedade que deve sempre demandar e apoiar essas ações.  Atualizado para incluir declaração da chapa "Cada vez mais Uenf", do professor Raul Palacio, enviada ao blog em 01/09 — Essa "bolha" não existe. Talvez tenha existido no passado, mas não existe mais. É claro que o diálogo sempre pode melhorar e se intensificar, mas isso já vem ocorrendo, qualquer dúvida pode perguntar a comunidade do entorno a UENF em particular ou a comunidade campista em geral.
A bolha como provocação 
A provocação sobre a "bolha" foi no intuito de trazer uma discussão sobre o distanciamento que a intelectualidade e a academia são acusadas de praticar. As pesquisas realizadas nos campi separam-se em conceito quando citadas como "básicas" e "aplicadas". As aplicadas procuram oferecer ao cotidiano soluções a problemas que se apresentam. É direcionada e não se propõe apenas a ciência e tecnologia, muito embora essa áreas não podem ser dissociadas das discussões do cotidiano.
A Uenf tem como uma de suas missões o desenvolvimento regional e esse desafio é tão grande quanto a importância e potencial desta universidade pública. Para servir de exemplo, a área de extensão rural oferecida pela universidade e as pesquisas aplicadas desse setor, poderiam cumpririam esse papel desenvolvimentista, principalmente em municípios como Campos, Itaperuna, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra com forte vocação agrícola e pecuária. Embora existam e de possuírem qualidade reconhecida internacionalmente, essas produções acadêmicas da universidade de Darcy Ribeiro, dialogam de maneira tímida, dada a urgência das demandas econômicas e sociais de uma região carente de soluções científicas e tecnologias para que seus empreendimentos se adequem a exigência cada vez maior de mercado.
Universidades em estados vizinhos, como São Paulo e Minas Gerais, disponibilizam incubadora de empresas e programas de transferência de tecnologia exitosos. A Uenf possui a qualidade técnica necessária para promover a sua missão institucional de desenvolvimento regional. E a provocação de pertencer a uma "bolha" deve servir para a busca de soluções e desenvolvimento de inciativas, conjuntamente com as discussões orçamentárias e busca de parcerias, para que ela se estoure definitivamente, pela chapa que sair vitoriosa na próxima terça (03).
FolhaFM / Blog Opiniões de Aluysio Abreu Barbosa
Blog Edmundo Siqueira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Edmundo Siqueira

    [email protected]