As Grávidas, as Bebidas Alcóolicas e os Efeitos nos Filhos
- Atualizado em 11/09/2019 03:11
Síndrome Alcoólica Fetal: sintomas, como reconhecer e tratar
Drª. Sheila Sedicias Ginecologista*
O que é:
A síndrome do alcoolismo fetal, também conhecida como síndrome alcoólica fetal, acontece quando a mulher consome bebidas alcoólicas em excesso durante a gravidez, resultando em atraso no desenvolvimento físico e mental no bebê.
 O álcool passa pela placenta e chega até o feto causando alterações no sistema nervoso central do bebê, que não podem ser revertidos, além de afetar gravemente os seus órgãos, gerando consequências como os problemas físicos e emocionais, problemas cognitivos e comportamentais.
Geralmente, os recém-nascidos com síndrome do alcoolismo fetal são pequenos para a idade gestacional e apresentam algumas características como microcefalia, lábio superior fino e nariz curto, além de alterações de comportamento cognitivo e psicossocial e retardo mental. 
Sintomas da síndrome do alcoolismo fetal
As características da síndrome do alcoolismo incluem:
Dificuldade em aprender;
Problemas na linguagem;
Dificuldade para socializar com outras pessoas;
Problemas de memória a curto prazo;
Incapacidade para perceber instruções complicadas;
Dificuldade para separar a realidade do mundo imaginário;
Hiperatividade ou déficit de atenção;
Dificuldades de coordenação.
O diagnóstico da síndrome do alcoolismo fetal pode ser feito através da observação dos sintomas e comportamento da criança. Porém pode ser recomendado fazer exames de diagnóstico, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada para confirmar problemas de desenvolvimento mental, por exemplo. Isso não é fácil e depende da experiência do pediatra, mas a confirmação do consumo excessivo de bebidas alcoólicas na gestação pode ajudar a chegar a um resultado esclarecedor.
 A mulher que teve um bebê com esta síndrome, se engravidar a seguir poderá ter uma gestação saudável se não consumir álcool durante a gestação.
Tratamento 
O tratamento para a síndrome do alcoolismo fetal depende dos sintomas de cada criança, mas, normalmente, todas as crianças necessitam ser acompanhadas por psicólogos e outros profissionais, como terapeuta ocupacional ou terapeuta da fala, para aprenderem a interagir com os outros.
 Assim, as crianças com síndrome do alcoolismo fetal devem frequentar escolas adaptadas para receber crianças com necessidades especiais, onde podem ter mais oportunidades para se desenvolver intelectualmente.
Além disso, alguns problemas, como doenças cardíacas, podem necessitar de ser tratados com a ingestão de remédios e cirurgia, de acordo com as indicações do pediatra.
 Bibliografia
ALVES, Flávia Kayana Santos. Síndrome Alcoólica Fetal. Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Biomedicina, 2016. Faculdade São Lucas.
*Transcrito do site tuasaude.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]