O Bebê e os Desafios da Cultura
06/09/2019 11:50 - Atualizado em 06/09/2019 12:59
BNB EXCLUSIVO
Em julho de 2017, três brasileiras apresentaram em Paris diante de uma atenta e numerosa plateia, uma bem sucedida experiência chamada “Comparação entre os resultados de aplicação do protocolo GORDO e do protocolo PREAUT em bebês de 4 e 9 meses de idade", durante o V CONGRESSO INTERNACIONAL TRANSDISCIPLINAR SOBRE O BEBÊ.
O sucesso foi o suficiente para serem convidadas a participarem de um livro, ocupando um capítulo inteiro de  O Bebê e os Desafios da Cultura, organizado por Erika Parlato-Oliveira e Myriam Szejer, lançado recentemente pela Editora Instituto Langage, no Hospital Pitié Salpêtrière da Université Paris Diderot, na capital francesa e no recente 23 de agosto , em São Paulo.
AS AUTORAS E UM PONTO EM COMUM
Carolina de Freitas do Carmo, fonoaudióloga; Helena Fagundes Gueiros, fisioterapeuta; Daianny de Souza Silva, fonoaudióloga e Érika de Siqueira Tiradentes, psicóloga e neuropsicóloga, são terapeutas da Clínica Escola do Centro Universitário Redentor – CACI. Do quarteto, apenas a Érika não está mais nos quadros uniredentorianos, mas a amizade e os ideais continuam o mesmo.
O CAPÍTULO
Mostra o Projeto Primeiros Passos, do CACI, onde é feito um acompanhamento transdisciplinar periódico e sistemático de puericultura das crianças recém-nascidas até a idade de 8 anos no município de Itaperuna, avaliando o crescimento e desenvolvimento.Nas consultas de 4 e 9 meses de idade o setor de fonoaudiologia aplica o Questionário PREAUT (2015) para identificação de perturbações da comunicação, da interação e do risco de constituição autística nos bebês acompanhados neste serviço de puericultura.
Nestas consultas é aplicado o protocolo adaptado de GORDO et al (1994) para triagem dos aspectos do desenvolvimento da linguagem desses bebês. Ambos protocolos possibilitam e favorecem o diálogo e orientações às famílias nas consultas de puericultura a respeito do desenvolvimento do bebê assim como o encaminhamento dos que têm com risco de sofrimento psíquico para um acompanhamento de puericultura transdisciplinar de forma precoce com os profissionais do CACI, favorecendo o tratamento e consequentemente minimizando danos ao desenvolvimento.
ONDE COMPRAR
Clique AQUI e vá direto ao site do Instituto Langage
PARIS
A profª Carolina do Carmo retornou à cidade para o lançamento representando a equipe multidisciplinar responsável pelo tema. Outros autores cuidaram de outros assuntos publicados no livro, resultando em um interessante trabalho coletivo.
UNIREDENTOR
Braço forte da IES, o CACI-Centro de Atendimento de Itaperuna, está dentre os mais avançados do mundo no estudo e tratamento do Autismo. O nível de excelência aparece em todos os profissionais da casa, exemplo tornado visível pelas autoras do capítulo especial.
Foto-CarolCarmo
Foto-CarolCarmo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]