Reorganização do PT em Campos promete agitar bastidores de 2020
04/09/2019 23:43 - Atualizado em 04/09/2019 23:48
Neste domingo (08) eleições internas deverão definir a próxima executiva e direção da legenda no município
Militância petista em Campos
O PED (processo de eleições diretas do PT) ocorrerá em todo o território nacional no próximo dia 08 e marcará um momento decisivo para o partido que possui o maior número de diretórios permanentes do Brasil, em cerca de 3 mil cidades. A luta pela liberdade do presidente Lula ganha contornos cada vez mais intensos com a divulgação das mensagens vazadas entre Sérgio Moro e procuradores do MP. Soma-se a isto o desastroso governo bolsonaro, que em seus primeiros meses de mandato já acumula rejeição recorde e coleciona escândalos, além dos mais severos ataques a direitos sociais, à educação, ao meio ambiente e ao desenvolvimento de ciência e tecnologia.
O PT deve se preparar para este PED com a certeza que cada vez mais o povo compreende os riscos do governo bolsonaro. Os dados da última pesquisa DataFolha apontam: se as eleições fossem hoje, Bolsonaro perderia para Fernando Haddad.
Em Campos, o partido compreende de maneira similar a disputa do município. Estas eleições são primordiais para a reorganização do partido, que há mais de uma década não tem figurado como protagonista na cidade, nem no estado, mas que pode se desenhar como via alternativa e popular para as polarizações historicamente colocadas no município.
Muito deste apagamento que o PT sofreu nos últimos anos se deve a conduções suspeitas e antidemocráticas do atual presidente estadual do partido, Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá. Quaquá ficou marcado pela defesa intransigente das políticas de conciliação, distantes da real síntese do partido e por sua associação direta ao PMDB, posturas que levaram o PT a uma posição de coadjuvante no estado e deixou dezenas de diretórios e candidaturas desassistidas no interior nos últimos anos.
Mas o cenário é de novos tempos para o PT no Rio de Janeiro. Quaquá tem a continuidade de seu grupo fortemente ameaçada pelo advogado e ex-deputado federal Wadih Damous, candidato de oposição que promete colocar o partido de volta às ruas, principalmente no interior. Wadih é ex-presidente da OAB-RJ e presidiu a Comissão Estadual da Verdade. É advogado do presidente Lula e conta com o apoio de amplos setores do partido, na capital e no interior.
E é neste cenário que o PT Campos pode depositar ainda mais confiança. O partido prepara para assumir a presidência do partido na cidade um de seus quadros mais experientes, Odisseia Carvalho, professora, sindicalista e ex-vereadora, que terá condições de assumir a tarefa de preparar as negociações e o caminho para 2020.
No entanto, se na presidência deverá assumir uma conhecida de longa data da política local, a chapa inscrita está repleta de novidades.
O PT passa por uma de suas maiores renovações na cidade de Campos, contando com a presença de dezenas de jovens organizados, em especial mulheres jovens, que prometem tomar pra si o compromisso de reconduzir o PT ao protagonismo no município. Esta renovação se deu principalmente a partir do ano de 2016, um dos mais difíceis para a história do partido, mas que marcou o ressurgimento de uma importante juventude organizada.
Para retornar com força total, o PT prepara para 2020 uma expressiva nominata para disputar o legislativo municipal, que deverá surpreender muita gente e contar com as mais diversas representações. Mulheres, jovens, negros, petroleiros, professores, estudantes, advogados, acadêmicos, ambientalistas e lideranças de bairro são alguns dos perfis que o PT apresentará para a população de Campos, carente de referências populares compromissadas com o trabalhador.
Internamente o PT já aposta na composição de um bloco de esquerda com outros partidos para disputar a prefeitura em 2020. As eleições deste dia 08 serão primordiais para definir os próximos passos na planície goitacá do maior partido de esquerda da América Latina.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gilberto Gomes

    [email protected]