Raul e Rosana consolidam vantagem em eleição e evidenciam sentimento de defesa da UENF
04/09/2019 05:44 - Atualizado em 04/09/2019 07:47
Dupla se destaca e larga na frente com forte votação entre os estudantes.
Nesta terça-feira ocorreram as eleições para escolha da nova reitoria da UENF. Na universidade do terceiro milênio de Darcy Ribeiro, quem despontou foi a chapa composta pelos professores Raul Palácio e Rosana Rodrigues.
Raul e Rosana caminham para o segundo turno com considerável vantagem, alcançando 42% dos votos válidos, enquanto as chapas concorrentes, num episódio histórico e improvável, empataram com 28,52% cada. As chapas que empataram são compostas pelos professores Medina e Rodrigo / Carlão e Juraci.
A comissão eleitoral, presidida pelo professor Sérgio Arruda, indica que a decisão da chapa que concorrerá ao segundo turno com Raul e Rosana deverá ocorrer somente nesta quarta-feira, de acordo com os critérios de desempate estabelecidos pelo edital da eleição. Há que se salientar e parabenizar o incansável e dedicado trabalho desta comissão, composta por professores, técnicos e estudantes, que se debruçaram por mais de 6 horas na apuração dos votos.
Vale destacar também o expressivo desempenho de Raul e Rosana entre os estudantes, que deram à chapa 651 votos, mais que o dobro da segunda colocada na preferência dos discentes, que obteve 315 votos. Os estudantes da UENF se encontram num momento chave para a escolha do novo reitor, que deverá se dedicar nos próximos anos a pautas prioritárias para o corpo discente, como a moradia estudantil, a creche universitária e a implementação do auxílio-moradia.
Num momento tão grave para a ciência no Brasil, com diversos cortes promovidos pelo governo Bolsonaro em programas e instituições essenciais para as universidades e para o avanço tecnológico, como o CNPq e a Capes, o desempenho expressivamente positivo da chapa aponta para o resgate do sentimento de defesa da UENF, que nos últimos anos também foi duramente atacada pelo governo estadual e contou com os professores Raul e Rosana ocupando as trincheiras não somente do enfrentamento, mas também as institucionais, que por vezes se mostraram mais difíceis e sacrificantes.
A eleição teve um total de 1868 votos válidos, sendo 250 votos de docentes, 405 votos de técnicos e 1213 de discentes. Foram contabilizados 10 votos brancos e 26 votos nulos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gilberto Gomes

    [email protected]