Osteoporose pode ser Fatal
25/09/2019 06:42 - Atualizado em 26/09/2019 08:35
Segundo o IOF, sigla para Fundação Internacional de Osteoporose em inglês, cerca de 200 milhões de mulheres sofrem com osteoporose por ano no mundo. 
No Brasil estima-se que 10 milhões de mulheres sejam atingidas (dados da ABRASSO).
Mas segundo os últimos levantamentos cerca de 33% das mulheres brasileiras com mais de 50 anos sofrem da patologia.
Infelizmente apesar de ser bem divulgada, o seu diagnóstico é quase sempre tardio. Na maioria dos casos após a paciente já te sofrido alguma fratura. 
Além dos enormes impactos psicossociais, a osteoporose exerce forte pressão econômica: 
_De acordo com a consultoria americana Cornestone Research Group, só no Brasil por ano, gasta-se 1,2 bilhão de dólares com o tratamento de fraturas e lesões referentes à doença.  
Pesquisas recentes tem levantado um dado chocante: a relação entre fraturas por osteoporose e a morte.
O Dr Ben-Hur Albergaria, professor de Epidemiologia Clínica da UFES e vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), afirma que as fraturas podem ocorrer mesmo sem traumas, como em tosses e espirros.
Ainda segundo Ben-Hur de cada 4 pacientes que sofram fratura de fêmur, 1 vai a óbito por complicações decorrentes do trauma (embolia, infecções).
Dentre as pacientes que não vão a óbito, quase 80 % passa a ter limitações para atividades básicas, como se vestir ou tomar banho.
A ABRASSO estima que 1 a cada 3 mulheres com mais de 50 anos sofrerá alguma fratura relacionada à osteoporose no próximo ano no Brasil. Nos homens a proporção é 1 a cada 5 indivíduos.
As mulheres são mais susceptíveis devido à redução nos estrógenos com a idade e, os ossos masculinos tendem a ser naturalmente mais fortes e resistentes. 
Obviamente além do fator sexo/idade, uma dieta pobre em cálcio (ou má absorção) e vitamina D ao longo da vida é determinante na evolução da patologia. 
O auge de produção óssea na espécie humana ocorre aos 30 anos de idade. Sendo que a partir daí há uma tendência natural a perdas.
Por exemplo: em 3 ou 4 anos após a menopausa, a mulher perde cerca de 22% de massa óssea. Dessa forma ter uma "poupança" é determinante.
_pratique exercícios físicos.
_pegue sol por ao menos 10 minutos/dia.
_Ingira cálcio e vitamina D! Se não pode com leite, implemente outras fontes ou use suplementos.
_Evite tabaco e excesso de álcool.
Faça exames regularmente, pois a osteoporose não perdoa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]