Dieta Cetogênica: o que fato e o que é fake
- Atualizado em 12/09/2019 06:36
uol.com.br
A chamada Dieta Cetogênica ou alimentação cetogênica baseia-se na redução acentuada no consumo de carboidratos de todos os tipos. Esses nutrientes ficariam compondo menos de 10% da alimentação diária.
A intenção é fazer com que o organismo use outras fontes de nutrientes para a sua manutenção: gorduras e proteínas.
Esse protocolo é utilizado há anos para o tratamento de certos tipos de epilepsia, onde parece reduzir em muito os sintomas. 
No caso de diabéticos os dados também parecem positivos. Segundo um estudo amplo realizado no ano passado, alguns pacientes chegaram a parar de utilizar completamente medicações. 
Na perda de peso e emagrecimento, essa dieta inicialmente parece uma ótima opção, uma vez que a redução na balança é observada com certa rapidez na maioria dos casos. 
Contudo, este ano foi publicado um artigo no Journal of the American Medical Association, por médicos da Escola de Medicina de Nova York, no qual questiona-se os benefícios dessa dieta em médio e longo prazos.
Uma questão levantada é que esse tipo de dieta, se interrompida, pode provocar danos consideráveis, além da recuperação com sobra do peso perdido. Há inclusive dados científicos que demonstram uma desregulação drástica no controle da glicose sanguínea no abandono da dieta ou mesmo pequenos escorregões.
Segundo o endocrinologista e presidente da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) Mário Carra, em termos de emagrecimento os resultados são positivos apenas em curto prazo:
_o organismo entenderia que as inúmeras restrições dessa dieta são um "desafio de sobrevivência" provocando adaptações, que em suma resultariam em um gasto de energia bem menor no dia-a-dia. 
Outras questões levantadas envolvem a redução importante no consumo de fibras, uma vez que há limitação no consumo de frutas e cereais;
Ah sim...em algumas abordagens o consumo de gorduras chega a 90%...e para que se alcance esse nível é comum o consumo de gorduras saturadas, que aumentam o "mau colesterol" LDL, associado ao infarto e AVC por centenas de estudos. 
Outras consequências relatadas na literatura científica envolvem halitose, constipação intestinal, dores de cabeça, diarreias agudas, fraturas ósseas e carência de vitaminas e minerais.
Há também dados científicos, que relacionam a dieta descrita como causadora de importante estresse hepático, devido à utilização constante de gorduras como fonte energética. 
Citarei um caso clínico que acompanhei:
_uma paciente obesa de 34 anos adotou a dieta cetogênica sob orientação de um colega da região por 3 meses.
Houve sim perda de cerca de 6 Kg de massa corpórea, mas boa parte de massa muscular e, observamos importantes efeitos colaterais:
queda de cabelos, fragilidade de unhas e uma deficiência grave de vitamina C...a ponto de apresentar sangramentos nas gengivas...
Não estou aqui para defender ou condenar essa dieta. Mas dificilmente um padrão tão rígido e drástico conseguirá ser mantido por um prazo longo.
Como sempre em ciência, dificilmente algo será excelente para todos e, o que pode parecer uma ótima alternativa em curto prazo, pode tornar-se fonte de muitos problemas em médio e principalmente longo prazo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]