Vídeos: Delações da Lava Jato citam repasses da Odebrecht ao casal Garotinho
- Atualizado em 03/09/2019 10:21
Presos na manhã desta terça-feira (3) na operação Secretum Domus (aqui), os ex-prefeitos de Campos e ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho foram citados na chamada “delação do fim do mundo” da Odebrecht. Ex-executivos da empreiteira responsável pelas obras do conjunto habitacional Morar Feliz — os maiores contratos da história do município do Norte Fluminense que, somados, ficam em torno de R$ 1 bilhão — relataram irregularidades em depoimentos ao Ministério Público Federal no dia 14 de dezembro de 2016, no Rio de Janeiro.
Benedicto Barbosa Júnior fala do Morar Feliz e a relação próxima com o ex-governador. O ex-executivo da Odebrecht também comenta as doações eleitorais irregulares de 2008 a 2014. Veja o vídeo:
Benedicto comenta ainda que, a partir da primeira eleição de Rosinha como prefeita de Campos, Garotinho passou a ter mais contato com Leandro Andrade Azevedo. Leandro também assinou o “Morar Feliz” e cita o casal Garotinho em sua delação, também realizada em dezembro de 2016.
Nos cálculos de Leandro, designado por Benedicto Júnior para operacionalizar os pagamentos aos Garotinho — de acordo com a delação —, o repasse foi de cerca de R$ 20 milhões, sem contar a campanha a deputado federal de 2010. O ex-executivo conta que o dinheiro de caixa dois, em espécie, foi entregue onde vendia Bíblia, em referência ao escritório do ex-governador no Palavra de Paz. Veja:
Os vídeos foram divulgados pelo blog em abril de 2017 (aqui e aqui)
Já em 26 de junho de 2017, como o blog Na Curva do Rio noticiou (aqui), Benedicto e Leandro estiveram na 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Ministério Público Estadual, em Campos, e confirmaram o que constava em depoimentos já prestados ao MPF. Na Lava Jato, nenhuma fase direcionada ao casal foi deflagrada. Mas os depoimentos ao MP em Campos fazem parte do inquérito que resultou na prisão do casal de ex-governadores.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]