Vice-governador diz que obra da ponte da Integração será retomada em breve
02/09/2019 14:17 - Atualizado em 02/09/2019 15:58
O processo para a retomada das obras do acesso e da ponte da Integração, entre São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, está em fase final de análise. Foi o que garantiu o vice-governador Cláudio Castro (PSC) durante o evento (aqui) sobre segurança pública na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, na manhã desta segunda-feira (2).
De acordo com o vice-governador, o cronograma das obras deve ser anunciado nas próximas semanas. “Já era para ter sido anunciado, mas o TCE decidiu fazer uma inspeção nos contratos. Já tem equipes, as conversas sobre desapropriação de terras para construção dos acessos também começaram”.
A expectativa de Cláudio Castro é que, apesar das dificuldades financeiras, a obra completa seja entregue até o final do mandato. “O deputado Bruno Dauaire (PSC) me cobra todos os dias sobre a ponte e entendemos a importância dessa obra para a geração de empregos para a região, principalmente com a proximidade do Porto do Açu”, finalizou.
Líder do partido do governador na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dauaire destaca que a cobrança pela conclusão da obra tem que ser permanente. “A ponte da Integração é uma prioridade para a região e, como líder do PSC na Alerj e deputado estadual eleito pelo interior, tenho compromisso de cobrar sempre ao Governo do Estado pela conclusão da ponte e dos acessos", declarou.
Ponte — Com pedra fundamental lançada em 6 de junho de 2014, orçamento inicial de R$ 105,7 milhões e previsão inicial de conclusão em um ano, a ponte da Integração, que teve a obra paralisada diversas vezes, terá 1.344 metros de comprimento e 16,2 metros de largura. São 35 pilares, sendo 17 no trecho do rio Paraíba do Sul, 14 em SJB e quatro em SFI. A ponte vai encurtar em 80 quilômetros a distância entre as sedes dos dois municípios. Atualmente, os pilares estão prontos e já é possível subir pela cabeceira que fica no lado sanjoanense.
A construção foi paralisada diversas vezes. Em 8 de junho de 2018, o então governador Luiz Fernando Pezão (MDB) esteve no local para a retomada da obra e prometeu conclusão até o fim do seu mandato, em dezembro. Pezão acabou preso em novembro do ano passado, antes do fim do seu mandato. Nessa época, a construção já estava em ritmo lento, caminhando para mais uma paralisação.
Já em janeiro de 2019, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, foi o primeiro representante do governo Witzel a visitar a região. Ele esteve na ponte e ouviu o pedido de políticos de todas as correntes partidárias para retomada da obra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]