CCZ divulga LIRAa nesta semana
17/08/2019 21:08 - Atualizado em 09/09/2019 14:36
LIRAa nesta semana
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou que o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) será finalizado nesta sexta-feira (16) e terá o balanço divulgado ainda nesta semana. A ação estava prevista para começar no dia 7, mas teve que ser adiada por causa das chuvas. Este será o terceiro dos quatro levantamentos realizados no ano. O último, divulgado em maio, foi de 4,4%, considerado de alto risco e o segundo maior do estado do Rio. O trabalho servirá de base para definir as ações do município na prevenção e combate ao mosquito causador da chikungunya, dengue e zika até o final de outubro.
Pequena queda
Os dados atualizados indicam 908 casos de chikungunya confirmados no mês de julho até o momento. Esse foi o primeiro mês com queda no número de casos da doença em Campos, desde fevereiro de 2019. Em junho, mês com o maior número de casos, foram registrados 1.162 diagnósticos. Mesmo assim, o momento é de alerta, já que o período de chuvas recomeça em breve. Os dados de agosto estão sendo computados.
No meio do caminho
Uma reclamação comum entre os campistas é a quantidade de buracos nas ruas e avenidas da cidade. Além dos danos causados aos veículos, que geram prejuízos aos proprietários, moradores apontam o risco de acidentes, tanto para ciclistas e motociclistas, quanto os que podem vir a ser causados por carros, na tentativa de motoristas desviarem dos buracos. É consenso no município a necessidade de intervenções por parte da secretaria municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
Incentivo à pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro selecionou equipes estudantis participantes em projetos de base tecnológica para competições de caráter educacional para ganharem apoio financeiro durante o desenvolvimento. De 30 propostas aprovadas, três projetos são oriundos do campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). O edital tem a finalidade de apoiar projetos que viabilizam a aplicabilidade de conhecimentos teóricos pelos estudantes na execução de projetos práticos, com a finalidade de participarem de competições focadas nas novas tecnologias, inovação ou empreendedorismo.
Adesão
O aplicativo Mobi Campos registra mais de 55 mil downloads e alcançou ontem um milhão em requisições de mapas. O aplicativo é uma das principais ferramentas dentro do novo sistema de transporte do município. Atualmente, o Mobi Campos está integrado ao Centro de Segurança Pública de Campos (Cisp) e já auxiliou a Polícia Militar em pelo menos uma ocorrência, por meio do monitoramento, via GPS, dos veículos que circulam na cidade.
Nepotismo
Consultores legislativos do Senado elaboraram um parecer que afirma que uma possível indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos configuraria nepotismo por parte do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A informação é do jornal O Globo. O documento baseia-se em uma súmula do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2008, e considera cargo em comissão — e não de natureza política — a função de chefe de missão diplomática permanente.
Marielle e Anderson
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Superior Tribunal de Justiça o inquérito da Polícia Federal que apurar suspeitas de irregularidades na investigação dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O propósito do pedido é assegurar o acesso a informações que possibilitem instruir Procedimento Preparatório de Incidente de Deslocamento de Competência. No ano passado, a PGR pediu a transferência de competência das investigações da Justiça estadual para a federal, mas o pedido acabou arquivado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS