Após desconto de faltas, médicos pedem abono, negociações avançam e política se acirra
13/08/2019 10:10 - Atualizado em 09/09/2019 14:36
Médicos: greve x faltas
A greve dos médicos da Saúde Pública de Campos continua. Pelo menos até hoje, quando nova reunião ocorrerá entre o prefeito Rafael Diniz (Cidadania), seu secretário de Saúde, Abdu Neme (PR), e o presidente do Sindicato dos Médicos de Campos (Simec), José Roberto Crespo. Na que eles tiveram até às 21h de ontem (12), as negociações avançaram. Mas dados técnicos ficaram de ser levantados para hoje. Entre eles o do pleito de abono das faltas de quem aderiu à greve deflagrada no dia 7. O endurecimento do prefeito, que anunciou o desconto das faltas em entrevista à Folha no domingo (11), parece ter surtido efeito no dia seguinte.
Lutas de classe e política
Após a reunião de ontem na Prefeitura, José Roberto foi à Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC). Levou o que foi discutido ontem e o que será hoje. E a decisão da categoria foi manter a greve. Presente em qualquer disputa de patrão e empregado, a política de classe faz seu jogo de espera. Mas a política partidária se acirra. Líder governista, o vereador Genásio (PSC) anunciou ontem que Abdu vai à Câmara debater Saúde com a oposição, em audiência pública ainda sem data marcada. E o edil garotista Álvaro Oliveira (SD) entrou com denúncia no Ministério Público Federal (MPF), contra o que classificou de “descaso” com a Saúde.
O bolso e o paciente
A coluna advertiu no sábado (10): “Como todo médico sabe, a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem”. Com justiça contrariados pela suspensão das gratificações e bloqueio das substituições, mas sem nenhuma razão contrariados com a biometria, os médicos talvez tenham se excedido ao postar nas redes sociais flagrantes de precariedade das unidades de Saúde. Não porque não existam, mas porque “não vêm de hoje”, como José Roberto admitiu em entrevista ao Folha no Ar. Ou porque só foram lembradas quando o sintoma se deu sobre o bolso, não quem deveria mais interessar: o paciente que não pode pagar saúde privada.
O bolso, o voto e a corda
Acuado, o governo partiu para dentro com o corte das faltas dos grevistas. Estrategista de campanha do ex-presidente dos EUA Bill Clinton, Jim Carville imortalizou a sentença entre bolso e voto: “É a economia, estúpido!”. Pode ter valido agora para os médicos. A certeza talvez se tenha ainda hoje, ou nos próximos dias. Mas também pode ter consequências mais adiante, no pleito de 2020. Influentes em todos os setores sociais, os médicos geralmente compõem a chamada “pedra”, eleitorado original de Rafael. Na lei universal entre ação e reação, a hora talvez seja de baixar a corda. Antes que ela arrebente sobre a população.
No PSC
Está marcada para hoje, às 15h, a filiação do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDL), Marcelo Mérida, no PSC do governador Wilson Witzel, com a presença do presidente nacional da legenda, Pastor Everaldo. Candidato a deputado federal pelo PSD em 2018, Mérida não se elegeu e busca protagonismo em uma agremiação fortalecida com a eleição de Witzel. O lojista ensaia uma candidatura própria a prefeito, mas vai para o partido do deputado Bruno Dauaire, que já declarou apoio a outro pré-candidato, o amigo Wladimir Garotinho (PSD).
Destaque
O Festival de Petiscos de Farol de São Thomé, em Campos, pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado. Pelo menos, esse foi o projeto de lei que o deputado estadual Gil Vianna (PSL) apresentou na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O evento é organizado pela Associação de Comerciantes, Hotéis e Similares do Farol e acontece anualmente desde 2013, atraindo milhares de turistas para o litoral campista, aquecendo a economia local. O parlamentar tem boa expectativa para que o texto seja aprovado.
Comemoração
O XIV Aniversário do Jeep Clube de São João da Barra promete atrair um grande público no próximo fim de semana – 17 e 18 de agosto –, das 8h às 17h, na estrada da Restinga, nos fundos do Balneário de Atafona. Na programação passeio off-road, exposição de jipe, atrações musicais, campanhas ambientais e provas de obstáculo e arrancadão. A programação será aberta com o Desafio Espartano, com os competidores correndo a pé na pista de obstáculo dos jipes. O evento atrai jipeiros não só da região, mas também de outros estados.
Charge do dia:
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS