Enem: confira as dicas para produzir uma boa redação
22/08/2019 16:49 - Atualizado em 26/08/2019 13:26
Uma das partes mais temidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a redação. Zerar o texto da prova inviabiliza a candidatura aos programas educacionais do governo federal, como o Prouni, Fies e Sisu, e utilizar o resultado da avaliação para outras formas de ingresso no ensino superior. A redação do Enem deve ser desenvolvida no gênero textual dissertativo-argumentativo e os estudantes devem estar atentos para escrever uma boa introdução e caprichar também na conclusão.
Mas, afinal, como fazer uma boa conclusão? A conclusão de um texto é o fechamento da ideia apresentada no início e ao longo do mesmo. No geral, é preciso fechar com um bom argumento que resuma as ideias mais importantes que foram abordadas. No caso do Enem, essa finalização deve conter uma proposta de intervenção para o tema pedido, com o propósito de dar uma possível solução para o problema, apontando resultados. Essa é uma das competências avaliadas pelos corretores.
O texto deve seguir a regra básica de qualquer boa redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao chegar à parte final uma dica essencial: vá direto ao ponto. Não enrole no final do texto. A conclusão deve ser breve e fazer referência ao que foi exposto no início para ressaltar a ideia principal, sempre lembrando de lançar uma solução sobre as questões levantadas anteriormente.
Não é necessário se preocupar com uma escrita rebuscada, o interessante é que seja clara e concisa. Se estiver em dúvida de como se escreve uma palavra, o melhor é mudar, pensar em um sinônimo, por exemplo. Também evite o uso de clichês para finalizar o texto como: “concluindo” ou “finalizando”. Use uma oração coordenada conclusiva. Confira alguns exemplos abaixo.
Exemplos de frases para conclusão da redação do Enem
- Tendo em vista os fatos apresentados...
- Portanto / logo...
- Diante do exposto é possível concluir que...
- Dado o exposto faz-se necessário que...
- Levando-se em consideração os aspectos mencionados...
 
Manual de redação do Enem
Em todas as edições do Enem, o ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova, divulga a Cartilha de Redação do Enem. O material contém orientações sobre como funciona a redação, o que é avaliado, quais as competências exigidas, além de redações de participantes que conquistaram a nota mil.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS