Professor aposta em tecnologia
Daniela Abreu 17/08/2019 17:41 - Atualizado em 21/08/2019 15:24
  • Alunos aprendem sobre sistema solar

    Alunos aprendem sobre sistema solar

  • Alunos aprendem sobre sistema solar

    Alunos aprendem sobre sistema solar

Inovar na sala de aula para que a matéria seja atrativa aos olhos dos alunos é o grande desafio dos professores atualmente. Pensando nisso, o professor campista Renato Batista, que dá aulas de geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada Victor Sense, em Conceição de Macabu, pôs o sistema solar na palma da mão de seus alunos, por meio da nova tecnologia de realidade virtual. Em junho deste ano, o governador do Rio, Wilson Witzel, usou as redes sociais para parabenizar a professora campista Marcelle Manhães, que também usou a realidade virtual nas aulas de biologia para alunos do Colégio Estadual Thiers Cardoso, no Turfe Clube, em Campos. Destacando a atuação inovadora de profissionais da educação, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) já está com as inscrições do Prêmio Paulo Freire abertas.
Baseado na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o professor Renato utilizou a nova tecnologia para atrair a atenção e melhorar a aprendizagem dos alunos, que puderam desenvolver novas habilidades e competências de maneira lúdica, significativa e divertida. Eles estudaram aspectos da dinâmica natural do planeta Terra, como formação de vulcões, relevos e Sistema Solar, por meio da realidade virtual, que proporciona visualizações do mundo real vistas por uma câmera, como a de um smartphone e aplicativos específicos de celular. Renato disse que a ideia surgiu ao longo do seu curso de mestrado em Educação.
— Inovar no atual e complexo contexto da educação pública não tem sido algo fácil. É consenso que a escola pública brasileira precisa de mais investimentos, uma melhor infraestrutura e recursos pedagógicos modernos. Mesmo neste contexto desafiador, criar metodologias ativas para uma aprendizagem mais significativa para meus alunos, nativos digitais, através das novas tecnologias, é uma necessidade. Observar o envolvimento e animação dos alunos no processo de aprendizagem satisfaz qualquer professor. Ensinar no século XXI exige cada vez mais atualização e criatividade.
Alunos aprendem sobre sistema solar
Alunos aprendem sobre sistema solar / Divulgação
Outra iniciativa — A professora Marcelle Manhães teve o reconhecimento do governador ao utilizar aplicativo em celulares dos alunos para trabalhar com realidade virtual.
Prêmio — Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Paulo Freire, que será entregue pela Comissão de Educação da Alerj em outubro. O prêmio tem como objetivo destacar a atuação de profissionais de educação de escolas e universidades da rede pública que promovem ações inovadoras na educação. As inscrições serão feitas pela internet até o dia 6 de setembro (http://bit.ly/PauloFreireAlerj).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS