Grupo de trabalho discute traçado do contorno da BR 101
20/08/2019 15:12 - Atualizado em 26/08/2019 14:20
  • Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

    Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

  • Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

    Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

  • Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

    Contorno da BR 101 em debate (Foto: Supcom Campos)

Um grupo de trabalho formado por membros do Consórcio Intermunicipal do Norte/Noroeste Fluminense (Cidennf) se reuniu, na manhã desta terça-feira (20), para debater a construção do contorno da BR 101, entre os km 55 e 84, com o objetivo de retirar da área urbana de Campos o tráfego pesado de veículos que cortam o município pela rodovia. O encontro aconteceu na sede regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e contou com a participação do prefeito Rafael Diniz, presidente do Cidennf, e do superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Alcides, além do gerente de Investimento da Arteris, Alisson Freire.
— É mais um relevante passo para a construção desse contorno, reivindicado há tantos anos. Tenho negociado pessoalmente em Brasília a celeridade desse processo e acreditamos que vamos conseguir agilizar o que é mais viável para nossa região — explicou o prefeito, em referência ao projeto funcional já enviado pela Arteris à ANTT, como parte do processo.
Marcelo Alcides lembrou que o contorno em Campos será uma das três maiores obras do gênero no país, junto com outros dois contornos: o de Florianópolis-SC e o de Curitiba-PR. E que dentro do atual projeto funcional, a viabilidade é maior. “O outro projeto, com área mais ampla e pista com faixas duplas, demandaria novos estudos e maiores custos, inclusive com desapropriações, o que acarretaria em custos maiores e maior prazo de conclusão”, explicou.
O projeto funcional foi mostrado em projeção de slide e participantes apresentaram sugestões de alteração para “fechar” o projeto executivo, com destaque para a inclusão de “alças” ligando o contorno a vias importantes da região, como a BR 356, de acesso ao Noroeste Fluminense, e a RJ 158, de ligação a São Fidélis e região Serrana.
Rafael Diniz sugeriu a formação de um grupo para incluir as alterações no projeto e encaminhar à ANTT ainda na próxima semana. Os indicados foram: Leonardo Barreto, secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental; Vinicius Vieira, presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca); o engenheiro Sérgio Mansur, pela Associação Norte Fluminense dos Engenheiros e Arquitetos (Anfea), e um representante da Câmara Municipal.
Alisson Freire calculou que, até as obras começarem, todo o processo, incluindo o fechamento do projeto executivo, os licenciamentos ambientais e as desapropriações, deve durar cerca de 24 meses. “É um prazo considerado bom. Já o período de construção deve durar 36 meses”, avaliou, acrescentando que as obras devem custar cerca de R$ 150 milhões.
Também participaram da reunião o presidente da Firjan-NF, Fernando Aguiar; o presidente do IMTT, Felipe Quintanilha; a coordenadora da ANTT-RJ, Simone Gleiser; o presidente da Acic, Leonardo de Castro Abreu; o presidente da AIC-Guarus, Lucas Vieira; o presidente da Fundenor, Heraldo Bacelar; o vereador Genásio; o presidente da CDL, Orlando Portugal; o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; o representante da Rede Petro Bacia de Campos Evandro Capistrano; o presidente do Convention Bureau de Macaé, Guilherme Abreu; e o presidente da Acic-Macaé, Aristóteles Clito.
Fonte: Prefeitura de Campos

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