"Na Rua" apresenta grupo de percussão de alunos da rede municipal em Rio das Ostras
30/08/2019 17:34 - Atualizado em 16/09/2019 13:16
Divulgação/Ascom Rio das Ostras
Surdo, caixa, bumbo e pandeiro. Estes são alguns dos instrumentos do grupo de percussão das escolas municipais de Cidade Praiana e Padre José Dilson Dórea. São quase 70 jovens que participam do projeto “Música e Educação”, desenvolvido pela Prefeitura de Rio das Ostras, que se apresentarão neste domingo (01), a partir das 15h, no projeto “Na Rua — Arte na Comunidade”, no Âncora.
O grupo é formado por alunos do quinto ao nono ano que frequentam os ensaios semanais. No repertório, músicas variadas, passando pelo popular, erudito e folclórico. O projeto tem o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela música, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades motoras ao manusear um instrumento.
O “Na Rua — Arte na Comunidade”, projeto da Fundação Rio das Ostras de Cultura, tem o objetivo de promover os artistas locais com apresentações nas comunidades periféricas do município, sempre valorizando a cultura de paz. O grupo de percussão faz parte da programação do evento, que apresenta no sábado (31) o haitiano Vox Sambou, um dos grandes destaques da última edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Uma ótima oportunidade de trocar experiência com artistas com carreiras consolidadas internacionalmente, além de formar plateia.
As escolas também levarão apresentações de dança, voz e violão ao evento em Âncora. Para o professor Walter Costa, que faz a regência, a música é transformadora. “A música é uma oportunidade para ter uma visão bacana sobre a vida. Lá, a gente desenvolve o trabalho em grupo, aprende a ceder espaço para o outro sem discussão, trabalha a harmonia, o raciocínio lógico, criatividade e coordenação motora”, explicou.
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS