Em seis meses, Museu Histórico de Campos recebeu mais de 9 mil visitantes
21/08/2019 16:50 - Atualizado em 26/08/2019 14:03
Supcom
O Museu Histórico de Campos, vinculado à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), recebeu mais de 9 mil visitantes no primeiro semestre deste ano. No mesmo período do último ano, foram cerca de 8 mil. O espaço leva exposições que abordam diversos aspectos históricos da formação da cidade de Campos, além de mesas de debate, feiras de antiguidade, educação patrimonial, entre outros. Desde o início da atual gestão, o Museu recebeu diversos artistas e cedeu espaço para expor ou desenvolver artes.
A Diretora do Museu, Graziela Escocard, olha o espaço para além da função social de preservação da memória cultural dos campistas. A historiadora atribui a grande procura ao espaço com o trabalho em conjunto da classe artística, historiadores, além da sociedade civil organizada, na elaboração de atrações, considerando o Museu Histórico de Campos uma referência regional.
— A procura é devido às programações serem trabalhadas coletivamente, com sugestões trazidas pela população. O Museu sempre esteve de portas abertas para atender os artistas, agentes e historiadores da região. Receber quase 10 mil visitantes no primeiro semestre já demonstra como o Museu vem se tornando mais conhecido. Acabou se tornando uma referência local e regional — destacou Graziela que nesta semana participa do Seminário Internacional Hiper Museus, no Rio de Janeiro.
Ainda segundo a Graziela, o que também contribui para o grande número de visitas é o interesse do público em debates culturais, engajamento do Museu nas redes sociais, além da educação patrimonial. “As mídias sociais contribuíram muito. Já tínhamos Facebook, criamos Instagram e conseguimos um engajamento maior. As exposições que trazem debates atuais de pautas LGBTs e feministas também atraem grande público; também atraímos escolas e professores da região através da Educação Patrimonial. Nosso Museu não é tido como museu vitrine, e sim um museu vivo, com atrações diversificadas para atrair todos os gostos”, disse.
O Museu Histórico de Campos funciona no Solar Visconde de Araruama, localizado na praça do Santíssimo Salvador, 40, no Centro. Para agendamentos escolares e/ou de visita em grandes grupos é necessário um responsável, maior de 18 anos, comparecer ao espaço ou ligar para (22) 98175-0616. O espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS