"Fuga à Meia-Noite" nesta quarta (21) no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel 20/08/2019 17:53 - Atualizado em 26/08/2019 14:00
Divulgação
O advogado e publicitário Gustavo Alejandro Oviedo levará ao Cineclube Goitacá nesta quarta-feira (21) o filme “Fuga à Meia-Noite” (Midnight Run, 1988). Trata-se de uma obra dos gêneros ação e comédia que figura entre as produções subvalorizadas da história do cinema, mas que cumprem o papel de entreter o público. A direção é do estadunidense Martin Brest, responsável também pela comédia “Um Tira da Pesada” (Beverly Hills Cop, 1984) e pelo drama Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992), estrelados por Eddie Murphy e Al Pacino, respectivamente. A sessão está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, localizado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada Gratuita.
Em “Fuga à Meia-Noite”, Martin Brest também dirige atores renomados. Escolhidos para interpretar os personagens Jack Walsh e Jonathan Mardukas, respectivamente, Robert De Niro e Charles Grodin formam uma daquelas duplas de sucesso, embora inicialmente pareçam improváveis nas telonas.
— São dois sujeitos bem diferentes: um que é policial durão, o Robert De Niro, e um contador (da máfia) meio sensível e muito fraco, que é o Grodin. O caçador de recompensas tem que levá-lo de onde o encontra até entregar às autoridades. Por outro lado, ele começa a ser perseguido tanto pela máfia, quanto pelos policiais e outros caçadores de recompensa. Então, se trata de um filme de estrada, de perseguição. A princípio, não é um filme pretensioso em termos culturais ou intelectuais, mas acaba sendo um bom entretenimento, de alto padrão, que tem o Robert De Niro no auge do seu talento como ator — explicou Oviedo.
Um dos motivos que levaram o apresentador a escolher “Fuga à Meia-Noite” para apresentar na sessão de hoje, além da sua simpatia pelo filme, foi o fato de este dificilmente ser exibido na televisão.
— Tem uma característica de comédia muito subestimada na história do cinema. Nunca se deu muita bola a ela, e é uma das grandes comédias policiais que foram filmadas. Tem dois bons atores, que são o Charles Grodin e o Robert De Niro. O De Niro estava no auge da carreira como ator, vinha de fazer grandes filmes artisticamente mais valorizados e conceituados. Aqui, ele se entrega a fazer uma comédia que não é muito pretensiosa, com uma história até que poderia ser corriqueira — explicou Oviedo. — É mais para entreter do que outra coisa, como deveria ser o cinema. É para passar um bom momento com um bom filme — acrescentou.
Embora pouco badalado, o diretor Martin Brest foi elogiado pelo apresentador.
— Se trata de um diretor que não é considerado de estúdio, que se dedica a trabalhar para o estúdio, para fazer filmes comerciais. Mas, que fez isso com muita competência a partir deste filme. Trabalha com grandes atores, como foi com Al Pacino em “Perfume de Mulher também”. De fato, não tem nenhuma obra prima. Talvez estes sejam os dois grandes filmes que ele fez: “Fuga à Meia-Noite” e “Perfume de Mulher”. Ele fez sucesso, é um diretor de grandes sucessos, mas nunca teve esse prestígio de ser um diretor de filmes cult, vamos dizer assim, de filme com pretensões artísticas. É um bom diretor, eficiente, que sabe seu ofício, sabe narrar boas histórias e fazer filmes divertidos — avaliou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS