Novos conselheiros de Cultura de Rio das Ostras serão eleitos neste sábado (17)
16/08/2019 17:40 - Atualizado em 26/08/2019 13:47
Ákilla Ribeiro/Ascom Rio das Ostras
Começa nesta sexta-feira (16), às 15h, no Teatro Popular de Rio das Ostras, a terceira edição da Conferência Municipal de Cultura. O monitoramento do Plano Municipal de Cultura vai ser o tema central dos debates. No sábado (17) serão eleitos os novos conselheiros de Cultura para o período 2019-2021.
— Queremos convocar os representantes de todos os setores artísticos e culturais para que estejam presentes na Conferência e assim garantam que seu segmento possa ter representação no Conselho Municipal — convidou a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Régis.
Entre os objetivos da Conferência Municipal estão: discutir aspectos da identidade, memória, produção simbólica, proteção e salvaguarda do patrimônio; promover o debate, intercâmbio e compartilhamento de conhecimentos; preservação da diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.
Os setores que podem ser representados no Conselho Municipal de Cultura são os seguintes: arquivos independentes; artes plásticas; artes visuais; artesanato; audiovisual; bibliotecas independentes; centros culturais independentes; cinema; circo; cultura de matizes africanas; cultura LGBT; cultura popular; cultura urbana; dança; design de moda; design; espaços culturais independentes; espaços de memória; fotografia; gastronomia; literatura; música; novas mídias; patrimônio cultural material e imaterial; pesquisa e documentação; séries de televisão; teatro; vídeo; web séries.
O mandato dos conselheiros municipais de Cultura eleitos e indicados, titulares e suplentes, tem duração de dois anos, sendo permitida, por igual período, a recondução de 50% de seus membros. As nove cadeiras disponíveis para sociedade civil serão ocupadas por intermédio de eleição setorial. Para que o setor confirme a sua condição de representação em uma cadeira deverá ter, no mínimo, 10 credenciados presentes no momento da eleição.
A confirmação dos setores aptos a eleger seus conselheiros (titular e suplente) será informada pela mesa diretora da conferência no sábado, às 12h, após o término do horário de credenciamento. Para ser candidato é preciso ser maior de 21 anos.
Credenciamento — Quem deseja participar da Conferência Municipal de Cultura deve fazer o credenciamento das 13h de sexta-feira às 10h do sábado, no Teatro Popular. Para ter direito a voz e voto é preciso possuir idade mínima de 16 anos, ter residência no município, fazer credenciamento na conferência e estar presente na plenária no momento da eleição.
Também é necessário atender a uma das seguintes condições: ser estudante do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro ou do Curso de Produção Cultural da Universidade Federal Fluminense (Polo Rio das Ostras); ser inscrito em um dos setores e segmentos culturais e artísticos; apresentar documento comprobatório de atividade cultural no Município há, no mínimo, um ano; ter perfil no Mapa da Cultura.
Confira a programação completa:
 
 
Sexta-feira:
13h – Início do credenciamento, que prossegue até às 10h do sábado
15h – Abertura da mesa
Apresentação artística
Composição da mesa diretora
Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência
18h – Coffee break
18h30 – Apresentação de relatório do Sistema Municipal de Cultura
19h40 – Palestra de monitoramento de gestão cultural
21h – Apresentação de relatório do Plano Municipal de Cultura
 
 
Sábado:
9 h – Grupos de trabalhos para avaliação dos eixos do Plano Municipal de Cultura
11 h – Relato dos Grupos de Trabalho
12 h – Encerramento do credenciamento
12 h – Intervalo para almoço
13h30– Acolhimento e direcionamento para reuniões setoriais com o objetivo de eleger os conselheiros setoriais da sociedade civil do Conselho Municipal de Cultura
16 h – Plenária Final – Homologação do Conselho Municipal de Cultura
18h – Encerramento
Fonte: Prefeitura de Rio das Ostras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS