Dança: um aliado contra a doença de Alzheimer
Divulgação 04/08/2019 13:16 - Atualizado em 04/08/2019 13:18
Praticar uma atividade física é importante em qualquer idade. Para quem passou dos 65 então, os benefícios são inumeráveis como o combate à deterioração cognitiva. E, dançar? Também é uma forma de “mexer o esqueleto” e, segundo especialistas, se mover ao ritmo da música é um aliado contra a doença de Alzheimer
A passagem do tempo é inevitável. Porém, é possível evitar uma deterioração maior que o esperado das habilidades cognitivas. Com esse objetivo em mente, cientistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas e outras instituições alemãs empreenderam um trabalho que os levou a mostrar que os idosos que se exercitam regularmente podem reverter os sinais de envelhecimento no cérebro. E concluíram que entre todos os tipos de exercício, a dança é a que tem o mais profundo efeito benéfico.
Antigamente, imaginava-se que apenas exercícios como a hidroginástica e a caminhada deveriam ser recomendados aos idosos, por apresentarem impactos físicos limitados e fluxo moderado. Hoje, no entanto, a gama de possibilidades aumentou e a dança cumpre um papel fundamental para o aumento da autoestima dessas pessoas.
Um dos principais diferenciais da dança é o estímulo ao convívio social, algo fundamental para quem chega à terceira idade. Em alguns casos, o idoso pode sentir-se solitário ou abandonado, já que passa mais tempo em casa e não mantém a rotina atribulada de outros tempos. E uma das principais consequências acaba sendo a depressão.
Principais benefícios da dança para os idosos:
– Bem-estar físico e emocional;
– Exercício de vários grupos musculares;
– Ganhos de agilidade e na coordenação motora;
– Melhorias à atividade cardiorrespiratória;
– Estímulo à atenção e à memória;
– Incentivo à concentração e melhora no equilíbrio;
– Ajuda no combate à depressão e melhora a autoestima.
 
 
 
 
 
 
Colaboração: sites Pensar contemporâneo e IBBCA
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]