Furacão Dorian Chega na Segunda aos EUA
29/08/2019 23:26 - Atualizado em 29/08/2019 23:48
BNB com informações do G1 e Vix
Flórida e Geórgia se preparam para chegada do Furacão Dorian, na categoria 4.
Estado de emergência foi declarado pelos governadores e o presidente Trump cancelou viagem à Polônia, devido à gravidade do caso. Atualmente na categoria 1, Dorian deve chegar ao sudeste dos EUA na segunda-feira.
 O governador da Geórgia, Brian Kemp, declarou emergência em 12 condados litorâneos, um dia depois da vizinha Flórida ter feito o mesmo com toda a sua costa leste.
Kemp afirmou:" Ele tem potencial de produzir impactos catastróficos nos cidadãos em toda a costa sudeste dos EUA."
COMO SÃO AS CATEGORIAS DOS FURACÕES
Escala 1
Ventos entre 119 e 153 km/h. Pode provocar ondas de até 1,5 metro acima do nível normal. Os ventos são classificados como muito perigosos e potenciais causadores de danos como derrubada de galhos de árvores e destruição de telhados e revestimentos. Pode ocorrer danos em linhas de energia, seguidas por vários dias de apagão.
Escala 2
Ventos entre 154 e 177 km/h. Chega ao continente provocando ondas até 2,5 metros mais altas. Neste nível, a perda de energia quase total por dias ou até semanas já é esperada. Árvores de raízes curtas e casas construídas somente na superfícies podem ser tombadas, embora construções mais robustas aguentem os ventos.
Escala 3
Ventos entre 178 e 209 km/h. A partir deste ponto, são chamados de grandes furacões e a costa do continente tende a alagar rapidamente. Carros e até caminhões podem ser destruídos e danos severos à construções podem ser observadas, como remoção total do telhado. Árvores correm o risco de voar. Estradas precisam de bloqueio e a população não terá fornecimento do serviço coletivo de energia e água por semanas.
Escala 4
Ventos entre 210 e 249 km/h. Requer evacuação da área costeira em até 10 km, pois as ondas podem alcançar 5,5 metros. O alagamento de uma cidade pode ocorrer a até 3 metros acima do nível do mar. A maioria das árvores será arrancada e casas bem construídas devem ter até paredes destruídas. A maior parte da área atingida será inabitável até por alguns meses.
Escala 5
Ventos maiores que 250 km/h. É o nível mais forte que um furacão pode atingir e o rastro de destruição é grande. Recomenda-se evacuação das áreas em até 16 km da costa.
 Os danos são classificados como catastróficos: alta porcentagem de casas total destruídas, árvores arrancadas, pólos de energia inviabilizados. Leva meses para que a área seja habitável novamente.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]