O Milho Esquecido
- Atualizado em 24/08/2019 09:41
O milho (Zea mays) é um cereal, ou seja, faz parte da família do arroz, cevada e trigo.
Atração principal de pratos tanto doces quanto salgados, principalmente nas festas juninas. Cozido, em canjica, curau, pamonha, polenta, etc. São inúmeras as utilidades para esse alimento.
Originário do México, onde cresce uma variedade selvagem, o teosinto, de grãos duros e palha idem. A partir de 8 mil anos atrás, o milho foi sofrendo várias mudanças e ganhou as Américas, com cultivares de maior rendimento, grãos mais macios e paladar mais agradável.  
Chamado de Abati pelos Guaranis, pesquisadores da EMBRAPA afirmam que o manejo de variedades ocorreu em vários países, além do México.
Apesar de ter sido parte importante da alimentação do Brasil colonial, o milho foi sofrendo depreciações, pois era associado ao consumo por escravos e classes menos favorecidas.
Mesmo sendo responsável por 40% da nossa produção de grãos (somos o terceiro produtor mundial), esse cereal perdeu espaço em nossa culinária. Sendo componente importante da ração animal.
Uma pena, pois o milho apresenta carboidratos complexos, que alteram aos poucos a glicose sanguínea. Apresenta proteínas, que se combinado com leguminosas, como feijões, lentilhas, soja ou grão de bico, forma uma proteína de Alto Valor Biológico, semelhante a da carne.
Vitaminas do complexo B e fibras ainda compõem o arsenal desse cereal saudável. Ainda podemos citar carotenóides como a zeaxantina, com importante ação antioxidante nas nossas células.
Os mais longevos se lembram do lanche da tarde com milho cozido em água e sal e o café quentinho que o brasileiro tanto adora.
Ah sim...os temidos transgênicos...segundo pesquisas publicadas na Nature especificamente sobre o milho, não há nenhum dado sobre o consumo de milho transgênico e danos à saúde humana.
Mas para os que preferem milho de origem orgânica, devem ter cautela de onde o adquirem, pois podem não apresentar defensivos agrícolas em seu cultivo, mas podem trazer parasitas.
Que tal apresentarmos aos nossos filhos o velho e bom milho cozido nos lanches? Ou mesmo a pipoca, que mantem muitas das propriedades do milho...só segurar a mão no óleo e sal.
Lembrem-se do Milho. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]