Fake News!
- Atualizado em 18/08/2019 08:39
Inúmeras informações abundam na internet a todo instante.
Infelizmente a maioria carece de base científica, ou mesmo, são inverdades deslavadas.
Uma notícia recente que invadiu as redes sociais, trata do uso de suco de côco quente para a cura de câncer.
Segundo a tal notícia, o cientista chinês Chen-Hui Ren, pesquisador que de fato existe e atua no Hospital Geral da China, teria descoberto a cura para tumores malignos.
Ainda segundo o divulgado, o suco de côco feito com a polpa ralada e aquecida em água, seria capaz de promover a regressão e mesmo a cura de todos os tipos de tumor.    
O primeiro grande furo dessa mensagem é que o câncer nunca é uma doença só. Existem vários tipos de tumor e, cada um com uma etiologia, desenvolvimento e tratamento.
Não há uma única cura para todos os tumores. Muito menos uma atitude básica, que vá prevenir todos os possíveis tumores.
A todo tempo surgem profetas da cura nas redes sociais. Alguns se escoram em diplomas médicos ou de outras áreas. Ganham notoriedade com base no impacto que suas informações geram.
Infelizmente a imensa maioria é de charlatões, que buscam fama e consequentemente sucesso financeiro em cima de uma população com pouquíssima formação básica em química, português, biologia e que se torna solo fértil para os "criativos" de plantão.
É questão de tempo para uma novidade assaltar as redes sociais.
Seja uma fruta exótica, que emagrece ou cura tudo, de depressão a unha encravada ou um chá que rejuvenesce 10 anos...quem não se lembra do suco de Noni? O milagre operado pelo Goji berry? Sal rosa?, etc. 
Bom senso e água mineral não fazem mal a ninguém.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]