Maçã, a fruta campeã
- Atualizado em 06/08/2019 09:28
As frutas são parte importante ou mesmo fundamental de uma alimentação saudável.
Contudo, dentre as inúmeras variedades e espécies há grandes diferenças.
Por exemplo: frutos muito doces, tendem a ter um índice glicêmico alto. Por outro lado frutos azedos apresentam índice glicêmico menor.
A quantidade e tipo de fibra presente nos frutos também impacta bastante nos efeitos desses alimentos na saúde humana.
Pois bem, considerando vários aspectos, a maçã se sobressai.
Fruto associado ao pecado de Adão e Eva, há relatos de macieiras servindo até para fornecer galhos aos sábios celtas (Druidas) para uso na educação de seus pupilos (não havia Lei da Palmada, muito menos da galhada rs).
A maçã estaria envolvida até na elaboração da Lei da Gravidade por Issac Newton.
Rica em quercetina, uma substância antioxidante, que previne a deposição de gorduras nas artérias e manteria a jovialidade.
Apresenta bom teor de vitamina C, além de pectina, dentre outras fibras. Envolvidas na saúde intestinal e controle do diabetes. Mas é importante que seja consumida com a casca. Tendo-se obviamente cautela na higienização do fruto.
Como curiosidade a maçã Gala apresenta maior teor de carotenóides (antioxidantes da família da vitamina A), polpa mais macia e doce, entretanto se degrada com mais rapidez.
A maçã Fugi é mais suculenta e ácida, com maior teor de vitamina C. Muito usada para a produção de doces, devido à sua acidez.
Ambas apresentam em média 55 kcal.
_Uma dica para aqueles que sentem mais fome após comer maçã: beba um copo de água de 250-300 ml logo antes ou após a ingestão da fruta. Trará mais saciedade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]